Tema da aula:
Noções espaciais dentro e fora
Campo de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Objetivos da aula
Identificar relações espaciais dentro e fora.
Explorar diferentes situações observando as posições das pessoas e objetos.
Contar objetos associando o número a sua quantidade.
Faixas Etárias
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) adaptar as atividades de acordo com a faixa etária.
Tempo estimado: 3 aulas
Atividade 1
Dentro e fora utilizando objetos do dia a dia
Para esta atividade vai precisar de folha de papel pardo ou cartolina ou se tiver espaço giz para riscar no chão. E também objetos de uso do dia a dia. Para fazer em casa, poderá usar caixas de papelão. Para o primeiro material, o professor fará vários círculos coloridos ou numerados na cartolina. Este papel será colocado no chão e ao redor as crianças sentadas em circulo. Será colocado os objetos ao alcance das crianças. O professor iniciará a atividade dando o comando aos alunos, um por um irá colocar o objeto dentro do círculo de acordo do com o comando do professor. Por exemplo: coloque o livro dentro do circulo amarelo ou coloque o livro dentro circulo número 1. Quando todos os círculos estiverem preenchidos com os objetos, é hora de trabalhar a noção de fora. O professor pedira aos alunos um por um que retirem alguns objetos dos círculos, deixando outros. Desta forma o professor questionará aos alunos perguntando quais objetos que estão dentro dos círculos e quais estão fora?
Atividade 2
Dentro e fora utilizando o próprio corpo
Para essa atividade precisará de espaço maior: sala de aula, pátio, refeitório ou sala de estar se a atividade for feita em casa. Poderá ser usado bambolê, ou giz para riscar o chão. Para executar essa atividade usará o mesmo critério dos objetos, sendo que os alunos quem entrarão nos círculos. Organização: metade dos alunos entrarão nos círculos ao comando do professor. E a outra metade ficarão de fora. O professor iniciará pedindo que os alunos troquem de lugar com quem está de fora, sempre usando o termo dentro e fora.
Utilizando caixa de papelão grande e peças de vestuário. Para essa atividade serão separadas peças de vestuário da mesma espécie em quantidades diferentes ou de outros objetos que tenha em quantidade suficiente para a atividade. Exemplo: dois casacos, 3 pares de sapatos, três camisetas, 4 pares de meias e outros. O professor colocará a caixa no centro vazia e pedirá aos alunos que um por um, seguindo a orientações, comecem a colocar as peças na caixa. Por exemplo coloque um par de meias dentro da caixa, Coloque 2 casacos dentro da caixa, etc. Deixe, também, algumas peças fora da caixa. Em seguida, questione aos alunos sobre a quantidade de peças que estão fora da caixa as que estão dentro da caixa.
Recursos: objetos usados no dia a dia, cartolina ou papel pardo, caixa de papelão, peças de vestuários.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
OLÁ, CLAUDIA AMEI ESSE PLANO DE AULA SOBRE NOÇÕES ESPACIAIS, VOU USAR NAS MINHAS AULAS REMOTAS, MUITO CRIATIVO E DIFERENTE DOS QUE NORMALMENTE ENCONTRO NO GOOGLE. PARABÉNS! E OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.
ResponderExcluirObrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Abraços!!!
ExcluirOlá, professora adorei o plano de aula, muito show!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Abraços!!! Valeu!!!
ExcluirExcelente parabéns.
ResponderExcluirObrigada! Amei seu cometário! Abraços!!!
ExcluirEu também amo seus planos de aula me ajudam muito você esta de parabéns!
ResponderExcluirObrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Amei seu cometário!!!
ExcluirOlá! Claudia seus planos tem ajudado muito no enriquecimento das minhas aulas! Que Deus te abençõe sempre.
ResponderExcluirObrigada, por compartilhar sua experiências!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ResponderExcluirOlá! Você conhece alguma leitura infantil com esse tema, que poderia ser adicionado ao plano???
ResponderExcluirTem uma música https://www.youtube.com/watch?v=GuK3brB3Vcw
ExcluirObriga por sua interação!!! Valeu!!!
Excluirexcelente parabéns
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAdorei! Como sempre tudo perfeito, parabéns!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui! Até a próxima!!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns por compartilhar essas ideias com outras profs!!!vc é demais.
ResponderExcluirsou de Alta floresta MT
Obrigada por sua visita aqui no nosso Blog!!! Seja muito bem-vinda!!! Abraços!!!
ExcluirClaudia gostei muito das ideias mas como posso adaptar para uma senhora de 84 anos. Sinto que a visuoespacial esta bem prejudicada
ResponderExcluirAcredito que sim!!! Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS, MUITO CRIATIVO, UMA AULA GOSTOSA DE FAZER E INTERESSANTE PARA OS PEQUENOS.
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Valeu demais!!!
ExcluirPARABÉNS!!! É UMA AULA MUITO INTERESSANTE PARA OS PEQUENOS E
ResponderExcluirGOSTOSA DE FAZER.
Obrigada por sua visita aqui no nosso Blog!!! Seja muito bem-vinda!!! Volte sempre!
ExcluirObrigada pelo plano de aula!! Está ajudando-me muito.🥰🙏😍
ResponderExcluir