Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Campos de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos da aula:
Identificar as características da primavera e suas peculiaridades
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade.
Observar através de vídeo a transformação das flores em frutos.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e através da escrita espontânea.
Usar habilidades manuais para confeccionar cartões de primavera.
Atividade inicial
Leitura do poema "O Nascimento das Flores" em vídeo 👉Vídeo o nascimento das flores
Após o a leitura do poema discuta com as crianças sobre a importância das flores para produção de frutos. As flores, além de serem belas, tem um papel importante na natureza, a produção de alimentos como as frutas. O poema conta o nascimento de uma flor e consequentemente de uma planta e seu fruto. Devemos proporcionar aos alunos reflexões, trazendo o tema primavera como um momento para abordar este assunto de forma envolvente e de muito aprendizado. A proposta do planto é fazer as crianças pensarem sobre a importância e o papel das flores na natureza.
👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.
Veja o poema para crianças em vídeo👇clicando na imagem
Atividade 1
Experiências
Depois de ler o poema "O nascimento das flores", leve para sala de aula fotos de pés de laranjas, laranjeira na florada e com laranjas. Leve também a fruta e parta ao meio, mostrando as sementes aos alunos. Antes de partir a laranja e mostrar as sementes, deixe que as crianças tirem suas próprias conclusões sobre as flores, a partir do poema que foi trabalhado.
Para completar o exposto, exiba o vídeo Flores e Frutos 🌺🍊 | O Show da Luna! que é bem interessante para e ilustrar a transformação da flor em fruta. Um desenho animado que tem proposições bem interessantes e vai aguçar a curiosidade dos alunos sobre as flores.
Atividade 2
Produção de frutos e flores
Apoiado no poema, conte para as crianças o que acontece com a semente quando ela cai na terra " As flores nascem da semente, que caem ao solo a germinar. De uma simples sementinha, vemos uma planta se formar" depois proponha a atividade abaixo. E que também poderá ser feita por meio de desenho pelos alunos representando o ciclo de reprodução de uma planta.
Atividade 3
As cores das flores
Leve as crianças para um passeio em um jardim com intuito de mostrar as diversas cores das flores. Se a escola não tiver essa opção, use imagens de flores (de preferência de flores naturais, flores de verdade) Peça as crianças para verbalizarem as cores. Explique para a turma que as cores das flores funcionam como um atrativo para determinados tipos de insetos com as abelhas que são responsáveis pela polinização. A polinização é o ato de levar o pólen do órgão masculino da flor para o órgão feminino para que haja fecundação e possam nascer novos frutos e novas plantas. Os coloridos das flores atraem insetos e pequenos animais que em seus pezinhos e bicos transportam esse material. Quando voltarem para sala de aula faça uma lista junto com as crianças das cores e tipos de flores que encontraram durante o passeio.
Atividade 4
As características da primavera
Na primavera ocorrem temperaturas mais amenas. Esta estação acontece depois do inverno. E é, a época de muitas chuvas que favorecem a florada das plantas. Tudo fica mais verde e colorido pelo o aparecimento de muitas flores. As flores servem de alimentos para muitos insetos como as abelhas que produzem o mel a partir do pólen que são retirados das flores. O pólen é encontrado no interior da flor, também chamado de miolo da flor.
Para ficar mais firme colar no papel cartão e recortar na linha demarcada. A importância de se trabalhar com quebra-cabeças vai muito além da diversão, pois exercita a memória visual e trabalha a capacidade de resolver problemas. Ao montar a imagem articulando as peças, a criança busca estratégias para que possa formar o desenho a partir de cores e outros elementos que a imagem apresenta.
Atividade 6
Cestinha e cartão de primavera
A primavera é muito importante na natureza e ela é responsável pela transformação da paisagem. Os jardins ficam cheios de belas flores, borboletas, beija-flores e pássaros de todas as espécies. É um momento de renascimento, um refazer da paisagem. Podemos comemorar a chegada da primavera oferecendo cartões da primavera para nossos familiares e nossos amigos. Você pode criar seu próprio cartão desenhando as paisagens floridas.
Folhas de atividades, lápis de cor, papel branco para fazer o cartão da primavera, laranjas para a experiências, imagens de pés de laranjas, poema ' O nascimento das flores" Vídeo flores e frutos - Show da Luna https://youtu.be/YTuS0j8BEuM
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Preciso muito destes materiais.muitoboms .por favor, gratidão.
ResponderExcluirSó clicar em cima das atividades e salvar no computador! Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns ! Belo trabalho
ExcluirAcabei de achar seu blog. Que maravilha. Gratidão por compartilhar suas ideias. Que Deus te abençoe.
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
ExcluirParabéns! muito bom o seu trabalho, me ajudou muito. Gratidão.
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirBoa noite! Que Deus abençoe! Muito bom,seu plano de aula! Muito obrigada.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!!! Amém!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!
ExcluirTrabalho maravilhoso! Parabéns 👏
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirDeus te abençoe!
ResponderExcluirAmém!!! Obrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação! Amém!!!
ExcluirMuitíssimo obrigada pelo material. Me ajudou muito… Gratidão!!
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!!
ExcluirClaudia que lindoooo! Amei essas ideias. Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirSou Coordenadora Pedagógica e gostei muito da forma como conduziu esse plano de aula. Um excelente material que enriquece realmente as aulas, já me veio inúmeras ideias a partir do que fez. Gratidão 🙏
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirMaterial perfeito, amei. gratidão
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirParabéns. Muito obrigada por compartilhar seu material.
ResponderExcluirObrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirMaravilhosa
ResponderExcluirAmei as sugestões de aulas.
ResponderExcluir10! Muito boas suas ideias. Ajudam muito. Gratidão por pessoas como a senhora
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAmei o conteúdo
ResponderExcluirObrigada! Feliz com seu feedback!
Excluir