A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e
manipular os sons que compõem a fala, ou seja, entender que a palavra falada se
constitui de partes que podem ser segmentadas e manipuladas (LAMPRECHT, 2009).
Ao ouvir as palavras “bola” e “cola”, o indivíduo poderá perceber (através da
consciência fonológica) que as duas palavras rimam, que ambas são compostas de
2 sílabas, 4 fonemas (sons) cuja diferença entre elas reside no fonema
inicial. Portanto, essa consciência é de extrema importância para a leitura
e escrita das palavras, principalmente no processo de alfabetização. Ler e
escrever requer a habilidade de transcodificar os sons da fala, pois o
princípio alfabético é composto de relações entre fonema (som) e grafema
(letra) que a criança, ao interagir com estas, deve ir aprendendo a
analisá-las, diferenciá-las, aproximá-las, até chegar a compreensão que os sons
associados às letras são os mesmos utilizados na fala (ADAMS, 2006).Para saber mais sobre o assunto!
Fonte de consulta:
https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2017/07/consciencia-fonologica-o-que-e-como.html?m=1&fbclid=IwAR1DvDP8Ilec1XDm_8g_83L8AP52PY9LES9_mxiv2aUyAzhG1IbzT6qeEC8
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