Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Educação Infantil: 4 e 5 anos (adaptar as atividades
para cada faixa etária)
Tempo estimado: 3 aulas
Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e diferenciar o dia da noite associando os períodos de claro e escuro.
Associar rotinas do dia a dia com a período diurno e noturno.
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos.
Desenvolvendo a noção de tempo
Desenvolver a noção de tempo não é tarefa fácil para os pequenos, pois o tempo é abstrato para as crianças. A princípio, a noção pode ser desenvolvida por meio da percepção
do dia e da noite – claro e escuro. Procure conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre o dia e a noite. Deixe que as crianças façam suas indagações e proposições sobre o assunto.
Atividade 1
Assistir ao vídeo: De Onde Vem o Dia e a Noite? E em seguida fazer perguntas sobre a personagem e sua rotina no vídeo. Pergunte sobre o que a Kika estava fazendo no inicio do vídeo e porque? E no final do vídeo? Pergunte sobre o que podemos fazer durante o dia e a noite?
De Onde Vem o Dia e a Noite?
Atividade 2
Percepção de hábitos do cotidiano
A criança pode começar a associar o tempo com a rotina, hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar são acontecimentos regulares, marcados pelo tempo, fazendo com que essa noção torne-se mais concreta. Usar o antes e o depois também são formas de a perceber a passagem do tempo. Tomo o café da manhã antes do almoço. O lanche da tarde é antes do jantar.
Atividade 3
Uma atividade bem simples que vai trabalhar a noção de tempo é utilizar os cumprimentos ( bom dia, boa tarde, boa noite, até logo, até amanhã). O professor proporá e auxiliará a elaboração de estórias onde o importante seja o uso dos cumprimentos. Exemplo:
Dona coelha tem muitos filhinhos e todos dormem em um grande e bonito quarto. Muito cedinho, ela abre a janela para entrar os raios de sol e diz: (as crianças devem responder): Bom dia!
O senhor urso dorme muito, principalmente no inverno. Não tem filhos, mas leva seus vizinhos à depois do almoço. Chega a casa deles todos o cumprimentam alegremente dizendo: Boa tarde, tio!
Corujas gostam de dormir de dia e passear à noite. Quando os morcegos passam por suas janelas: Boa noite!
O papagaio de Narinha sabe que ela vai comprar pão para o café da manhã e volta já. Então ela diz: Até logo! E ela para deixar o papagaio preocupado, diz: Até amanhã.
Uma boa leitura para iniciar sobre como o tempo pode ser medido é a leitura do livro "Só mais cinco minutos" de Marta Altés faz uma reflexão sobre o tempo no olhar das crianças!
Resumo da história
O tempo é apresentado na forma de rotina, do nascimento das plantas, nos relógios espalhados pelas cenas no pulso, na parede, no despertador,... Ele vai mostrar para os leitores e para o próprio pai como ele e o irmão entendem MUITO sobre horas, minutos e segundos!
Os pais sempre dizem: “nós não temos tempo!”, “estamos atrasados”, “precisamos correr!”. Mas será que isso é verdade? Porque as crianças sempre têm tempo! Tempo de pular na poça de água, tempo de fazer aquela pergunta desconcertante, tempo de reparar nas borboletas, folhas, gravetos, formigas, céu, sol, lua. Tempo de brincar e de fazer novos amigos. Por que o tempo dos adultos é diferente do tempo das crianças? Neste livro divertido, a premiada autora e ilustradora espanhola Marta Altés, nos convida a conhecer a rotina de um pai sempre sem tempo e de seus dois filhos, que encontram um tempinho para tudo. O que o olhar das crianças pode nos ensinar?
😍Livro disponível na 👉 AMAZON
Atividade 4
Como o tempo pode ser medido
Conversar com as crianças sobre o tempo e como ele é importante para organizar a rotina do dia a dia. Como a hora de entrada na escola, a hora do almoço, a hora do jantar, etc. Explique que para medir o tempo usamos os relógios que são uma das mais antigas invenções humanas. A noite e o dia juntos tem 24 horas e é assim que dividimos o nosso tempo para fazer as tarefas diárias.
Apresentar os diversos tipos de relógios dos mais antigos ao mais modernos, a partir de imagens ou relógios reais numa exposição. Suscitando a perceberem, também a passagem do tempo de longa duração como do mais antigo ao mais moderno.
Atividade 5
Construindo a noção de tempo
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos é uma tarefa complexa para quem ainda não sabe ler e escrever, mas brincadeiras simples com usar um cronômetro para realizar certas tarefas vai ajudar a mensurar o tempo de forma mais concreta para as crianças. Para trabalhar a noção de hora o professor pode utilizar as tarefas de sala de aula. O professor diz: Vou marcar no relógio uma hora para terminarmos a tarefa e irmos para a recreação, sala de informatica, etc. O professor marca por exemplo o tempo de um minuto para a turma ficar sem piscar o olho, sem se mexer por um minuto, sem falar por um minuto. E também, o professor pode marcar no cronômetro os segundos para o aluno discriminar numa cena objetos diferentes, por exemplo. Dessa forma o professor já iniciará o processo de noção de horas, minutos e segundos de forma prática, lúdica e criativa.
Materiais:
Folhas de atividades, imagens do relógios, ou relógios reais para exposição e cronômetro.
Fontes de Consulta:
Livro a Nova Pré escola
sensacional
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Amei!
Excluirmaravilhoso!!!! Parabéns, prof...
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação positiva!!! Me sentido motivada!!!!
ExcluirExcelente !!!!!Deus abençoe!
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ResponderExcluirMuito bom o seu Plano! Continue assim...
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como estes! Abraços!!!
ExcluirAmei. Parabéns 👏👏👏👏👏
ExcluirObrigada por compartilhar. Suas atividades são maravilhosas.
ResponderExcluirParabéns pró.
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirAmei ... já vou utilizar com meus alunos,
ResponderExcluirobrigada.
Obrigada por seu feedback positivo! Me sentido motivada!!!!
ExcluirAMEI SEU PLANO TAMBÉM VOU APLICAR EM SALA .
ResponderExcluirPARABÉNS...
Muito bom e vou utilizar algumas ideias em sala, pois trabalho com a educação infantil.
ResponderExcluirMuito bom o seu plano de aula, já vou utilizar algumas ideias para trabalhar com meus alunos. Que Deus abençoe
ResponderExcluirObrigada por seu feedback, é muito importante para mim! Me sentido motivada!!!!
Excluirparabéns, amo seus planos de aula!
ResponderExcluirObrigada! Amei sue comentário! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada maravilhoso vou utilizar na minha sala de aula com meus alunos. Parabens .
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!
ResponderExcluirObrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirSuas atividades são excelentes. Parabéns!!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação! Amém!!!
ExcluirPlano maravilhoso parabéns!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu feedback Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluirQue legal! Gratidão por compartilhar todo esse material!
ResponderExcluir