Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos
Objetivos de conhecimento:
Registrar e comparar medidas de comprimento, capacidade e massa através de observações e medições feitas utilizando instrumentos convencionais ou não.
Ano de escolaridade: Educação Infantil 4 e 5 anos ( crianças pequenas)
Tempo estimado: 8 aulas
Desde muito pequenas, as crianças começam a estabelecer
relações entre elas e os objetos que observam e manipulam (está longe, está
perto, é mais baixo, mais alto, mais leve, mais pesado…). Muitos desconhecem
que estes são também conceitos matemáticos, e que a matemática vai além do
sistema numérico.
Na educação infantil, podemos explorar unidades de medida
convencionais (metro, quilo) e não convencionais, tomando uma unidade escolhida
pelo grupo, como por exemplo um passo, o tamanho de um pé, ou mesmo um
determinado objeto (ex.: Quantas carteiras cabem nessa parede?). Para saber mais sobre o assunto
Atividade 1
Apresentação dos instrumentos de medidas
Na roda de conversa, apresentar para as crianças os objetos que utilizamos para medir o tamanho das coisas. O professor poderá levar para sala de aula régua, fita métrica, e outros que sirvam para medir o comprimento. Deixe que as crianças explorem os objetos e façam perguntas sobre os mesmos. Deixem que os alunos ampliem, aprofundem e construam novos
sentidos para seus conhecimentos. Explique para a criança que 10 milímetros = 1
centímetro; que 100 centímetros = 1 metro; e 1.000 metros = 1
quilômetro.
Atividade 2
Medindo os tamanhos das coisas
Proponha as crianças que observem os objetos dentro da sala de aula. Junto com as crianças o professor utilizará a régua ou a fita métrica para medir alguns objetos dentro da sala. O professor poderá usar como referência o barbante, todas vez que medir cortará o barbante do tamanho do objeto medido. Depois é só colar em uma cartolina um ao lado do outro, escrevendo o nome do objeto que foi medido para as comparações dos alunos. O professor fará anotações relacionando com as perguntas que serão feitas para as crianças. Qual o objeto menor? Qual o maior? Entre os objetos que foi medido tem objetos do mesmo tamanho? Quais?
Atividade 3
Medindo os tamanhos (altura) das crianças
O professor deverá reunir o grupo de alunos e abrir uma
discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os corpos das crianças (cor
de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, os diferentes tamanhos das crianças,
etc.) Sugeri para as crianças registrarem o tamanho de cada uma delas. Explique que assim como fazemos com os objetos, anteriormente, também mediremos nossos tamanhos.
O professor deve medir uma criança de cada vez com a fita
métrica e anotar os centímetros de cada criança e também utilizar o barbante
como referência para análise posterior. O professor cortará o barbante da
altura da criança para fixar em um painel feito com cartolina. E em seguida escrever os nomes de cada criança em cima do barbante que corresponde a altura da criança. Quando
esta tarefa estiver pronta, o professor perguntará sobre o experimento. Qual a criança menor? Qual a maior? Entre os
colegas, quem tem o mesmo tamanho? Ou tamanho aproximado.
Atividade 4
Monte um gráfico da turma com altura dos alunos, utilizando as informações da atividade anterior. Também poderá montar um gráfico de peso, utilizando os procedimentos de medidas de peso. Para essa atividade deverá utilizar uma balança caseira para medir peso corporal. Exemplos de gráficos aqui!
Atividade 5
Usando maior menor, curto e comprido, grande pequeno para medir e comparar as partes do corpo. Medir com ajuda da fita métrica os pés uns dos outros, fazendo anotações em uma tabela ou quadro a medida e os nomes dos alunos. Também poderá repetir o mesmo procedimento para outras partes do corpo. Para tanto, poderá usar como referência o barbante para analise dos alunos. Depois, peça aos alunos que façam comparações, usando os termos maior menor, curto e comprido, grande pequeno.
Atividade 5
Medidas de peso - trabalhando com receitas
Explique para as crianças que usamos as unidades de medidas o tempo todo em nosso dia a dia. Para comprarmos frios, carnes, farinha, arroz, feijão no supermercado, utilizamos a unidade de medida o quilo grama. São usadas as balanças manual ou digital para aferir o peso das coisas que compramos no supermercado. Encontramos essas unidades de medidas descritas nas embalagens das pratilheiras do supermercado em pacotes de biscoito, chocolate e outras embalagens.
Orientações: Separe os ingredientes que serão usados e os utensílios para o preparo. Certifique que o espaço é suficiente para todos alunos. Se houver necessidade, peça o auxílio de outro adulto para ajudar a organizar as crianças enquanto o professor utiliza o fogão para o cozimento.
1 Distribuir pela mesa os alunos para que todos tenham a
melhor visualização e possam participar.
2 Apresentar cada ingrediente, explicando os diferentes modos das unidades de medida, citando a
quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e etc.
3 Com a participação dos alunos, começar o
preparo com alunos sempre explorando a importância destes conhecimentos para sua
vida cotidiana.
4 Apos o cozimento, esperar esfriar e dividir entre as poções de modo que todos possam enrolar a sua porção e colocar na forma possibilitando a participação de todos.
Receita do brigadeiro
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
½ medida de lata de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de chocolate granulado
MODO DE PREPARO
Você vai precisar de 30 forminhas de brigadeiro
Com um pincel, unte um prato com um pouco de manteiga.
Reserve.
Separe as forminhas umas das outras com cuidado e disponha
numa travessa pequena. Reserve.
Numa panela, misture o leite e o chocolate em pó. Leve ao
fogo baixo e mexa bem, até dissolver o chocolate.
Junte o leite condensado, a manteiga e, quando ferver,
calcule 15 minutos cozinhando, sem parar de mexer, ou até aparecer o fundo da
panela. Retire a panela do fogo e transfira o brigadeiro para o prato untado.
Deixe esfriar.
Numa tigela, coloque o chocolate granulado e deixe ao lado
do prato com a massa de brigadeiro.
Espalhe um pouco de manteiga na palma das mãos e, com a
ajuda de 1 colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm. Passe as bolinhas pela tigela
com o chocolate granulado, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque
as bolinhas nas forminhas. Sirva a seguir.
Materiais:
Fita métrica, régua, balança, ingredientes para fazer o brigadeiro, cartolina, barbante.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse
e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
Amei as sugestões, uma forma bem legal de trabalhar esses conteúdos na Educação infantil!
ResponderExcluirQue show essa proposta vou fazer com minhas crianças
ResponderExcluirObrigadaaa!!! Amei seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada por compartilhar de seus conhecimentos com seus pares. Gratidão!!!
ResponderExcluirObrigadaaaa! Seu feedback é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirAmei
ExcluirObrigada por compartilhar seus conhecimentos !
ResponderExcluirObrigada por seu feedback!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirAmei as sugestões
ResponderExcluirAmei as sugestões!
ResponderExcluirhttps://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2020/03/plano-de-aula-atividades-artisticas.html
ExcluirGostei é muito interessante e apropriado para o ensino infantil, vou executar!!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback!
ResponderExcluir