Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Objeto(s) do conhecimento
Seres vivos no ambiente
Plantas
Objetivos de aprendizagem:
Identificar as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) associando suas funções.
Tempo estimado: 6 aulas
Orientações: Apresente as partes da planta de forma geral e posteriormente trabalhe cada parte de forma a apresentar os detalhes de cada uma e suas funções na planta.
Atividade 1
Apresentar as partes de uma planta a partir de modelos, associando com plantas que os alunos veem em seu dia a dia. Se nas proximidades da escola tiver plantas ou árvores leve os alunos para observarem e converse sobre suas partes, perguntando sobre suas funções. Se não houver possibilidade, leve para sala de aula, fotos de plantas de verdade para que as crianças tenham uma experiência mais natural. Pergunte as crianças sobre as partes que compõem as plantas em geral. Se já observaram essas partes nas plantas e se sabem as funções de cada uma delas. É importante, entretanto, lembrar, que nem todas as plantas apresentam essa mesma estrutura.
Partes das plantas e suas funções:
Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas;
Atividade 2
Experimento: A Transpiração das Plantas
Esse é um experimento que pode ser feito a qualquer momento.
O objetivo é demonstrar o processo de transpiração em uma planta.
Para realizá-lo, você vai precisar de:
Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas.Saco plástico grande, incolor e sem furos. barbante, fita adesiva.
Para começar, coloque alguns galhos da planta dentro do saco
plástico e amarre com um barbante. Em seguida, coloque o vaso em um local onde
possa receber luz do sol, como próximo a uma janela. Após alguns minutos,
observe o interior do saco.
Após cerca de 15 minutos, será possível notar a
presença de gotículas de água na superfície interna do saco plástico. Isso
ocorre por conta do fenômeno da transpiração foliar, em que a planta elimina
vapor d’água através de estruturas chamadas estômatos, responsáveis pelas
trocas gasosas.
Nas plantas, a quantidade de folha e a dimensão da
superfície foliar é que vão determinar uma maior ou menor taxa de transpiração.
Isso é essencial para a sobrevivência e nutrição das plantas, uma vez que é
pela transpiração que substâncias importantes, como sais minerais e
aminoácidos, serão transportados da raiz até a folha, em uma espécie de força
de sucção. Fonte da atividade aqui!
Atividade 3
Frutos, responsáveis por proteger as sementes;
Leve para sala de aula frutos diversos para explicar sobre como eles protegem as sementes e maioria deles servem com alimentação. Parta os frutos ao meio para revelar as sementes. Explicando que as sementes são responsáveis pelo nascimento de novas plantas. Mostre para a turma que é, na semente que acontece a germinação. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz. Com ajuda do vídeo abaixo, o professor poderá mostrar para os alunos como acontece o nascimento de uma nova planta.
Vídeo: Germinação e desenvolvimento das plantas
Atividade 4
Leve para sala de aula, flores de diversas espécies para mostrar suas partes internas. Explique que as flores são responsáveis pela formação do fruto e da
semente. Contribui para a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgirem e crescerem. As flores são consideradas o órgão reprodutor da planta. A polinização é
o ato de reprodução das plantas que consiste na transferência do pólen da parte
masculina da flor para a parte feminina.
Atividade 5
Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta. Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela.
Faça a experiência abaixo para mostrar como funciona o transporte da água e sais minerais pelo resto planta. Experimento:
Esse é uma experiência simples de fazer e faz sucesso entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas. Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição por toda a planta, chegando até flores e folhas.
Colorindo Flores
Esse é uma experiência simples de fazer e que faz sucesso
entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas.
Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição
por toda a planta, chegando até flores e folhas.
Você vai precisar de:
Flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e
vermelho.
Para começar, coloque água até a metade dos copos. Adicione
cerca de 30 gotas do corante azul em um copo e do vermelho em outro. Misture.
Em seguida, escolha uma flor e corte o caule em um ponto que permita que ela
seja colocada no copo sem que derrube a água. Depois, com o estilete, divida a
parte final do caule em duas partes iguais. Coloque a flor na água com corante,
de modo que metade do caule fique dentro do copo vermelho e a outra metade
fique fora dele. É só aguardar. Para resultados ainda mais impressionantes,
coloque cada parte do caule em copos com corantes diferentes.
Dependendo do dia, os resultados começam a aparecer em cerca
de 10 minutos. Você vai perceber que as pétalas da flor branca vão começar a se
colorir conforme a cor da água pela qual são irrigadas. O resultado é
muito bonito e, depois de algumas horas, as folhas também ficam coloridas. Fonte da atividade aqui!
Vale lembrar que nem todas as plantas possuem sistema
condutor. As que são dotadas de vasos pertencem ao grupo das traqueófitas. Ao
longo da sua evolução, essas plantas desenvolveram tecidos especializados na
condução de água e seiva, que transportam os nutrientes necessários para todas
as partes da planta.
Nesse experimento, folhas e flores ficam coloridos por conta
de dois fenômenos relacionados a esses vasos: a capilaridade e transpiração. O
primeiro permite que os líquidos subam naturalmente através dos vasos das
plantas. Porém, isso não é o suficiente para que água chegue até as partes mais
altas das árvores, por exemplo. É aí que entra a transpiração, que cria uma
espécie de sucção, que leva os nutrientes até as folhas e flores.
Atividade 6
Seminário
Proponha aos alunos que façam um desenho de uma planta completa com caule, raiz, folhas, flores e frutos, escrevendo suas partes. O desenho será compartilhado com os amigos numa apresentação em que os alunos explicarão as funções de cada parte desenhada. O professor deverá instruir os alunos que estudem sobre o tema para apresentar com maior propriedade o assunto.
Materiais:
Para fazer o experimento: flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e vermelho. Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas. Saco plástico grande, incolor e sem furos. Barbante, fita adesiva.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
excelente material.
ResponderExcluirObrigada sua avaliação positiva é muito importante para o nosso trabalho!
ExcluirExcelente material parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏
ExcluirObrigada, sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!
ExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO!!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Amei seu comentário!!!!
ExcluirExcelente material
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Amei seu comentário!!!
Excluiramei seu projeto, parabéns!!!!
ExcluirExcelente material Deus te abençoe amada!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno!!! Amém!!! A você também!!! Abraços!!!
ExcluirMuito bom mesmo
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Volte sempre!!! Abraços!!!
ExcluirDeus continue lhe abençoando! Excelente trabalho!
ResponderExcluirObrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!
ExcluirObrigada por compartilhar!
ResponderExcluirExcelente trabalho!
Obrigada!!!! Seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
ExcluirFoi de grande valia pra complementação do meu trabalho.
ResponderExcluirobrigada!!
Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirParabéns e obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com sua interação! Um grande abraço!!!
ExcluirParabéns Claudia Correa por esse trabalho maravilhoso, que vc faz com tanta dedicação e carinho. Seu trabalho causa um efeito de inspiração a cada um de nós.😍🎉
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! A gratidão é minha por ter você por aqui!!! Seu comentário me deixa muito motivada!!!
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso!! obrigada por compartilhar! Lindo teu trabalho.
ResponderExcluirObrigada, amei o seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirMaterial de exelente qualidade,parabéns e que Deus continue lhe abençoando grandemente!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me deixa extremamente motivada!!!
Excluir