segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Plano de aula lateralidade para educação infantil de acordo com a BNCC


Campos de experiências 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Faixas etárias: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 e 5 anos) 

Objetivos de Aprendizagem
Identificar relações espaciais dentro, fora e direita, esquerda.

Observar imagens, fazendo comparações e registro através de desenhos.

Tempo estimado: 4 aulas

O que é lateralidade?
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns pesquisadores creem ser ela de natureza genética. Assim, estudos apontam que pais destros só terão filhos canhotos em 9,5% dos casos. Já os genitores canhotos têm uma alta probabilidade de ter filhos canhotos – se ambos utilizarem o lado esquerdo, o filho terá 26% de possibilidade de também ter o predomínio desta parte do corpo. 



Atividade 1
Para realizar essa atividade o professor servirá como exemplo. O professor junto com um aluno fará os movimentos. E explicará que todos devem imitar. Logo depois os alunos farão os movimentos sem ajuda do professor, aos pares, um aluno de frente para o outro realizam movimentos de acordo com os comandos do professor. Faixa etária: 4 e 5 anos.
Deem a mão esquerda;
Ergam o braço direito;
Coloque a mão direita, no ombro do colega;
Pulem com o pé esquerdo;
Toque a mão esquerda no pé direito do colega;


Atividade 2
Controle dos pés: 
Os pequenos devem chutar bolinhas coloridas com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada criança faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. Faixas etárias: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 4 e 5 anos. Para as crianças de 4 e 5 anos peça que chute com o pé esquerdo e o pé direito. 

Atividade 3
Pulando em círculos:
O professor precisa desenhar círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira que consiste em uma ordem dada pelo professor: pulem para a direita, pulem para a esquerda (faixa etária 4 e 5 anos). Use o mesmo recurso para trabalhar dentro e fora com as crianças bem pequenas(faixa etária 1 ano e 7 meses a 3 anos). As crianças ao comando do professor pularam para dentro do círculo e para fora do círculo. Nesse caso o professor fará um círculo por criança.  

Atividade 4 
Algumas argolas e figuras de pés coloridos que são distribuídas aleatoriamente formando um guia onde os pequenos deverão seguir as pegadas pulando com os pés juntos ou separados. Essa atividade é riquíssima para estimular a coordenação motora grossa, a lateralidade, raciocínio lógico, sequência etc. A atividade vai trabalhar o conceito dentro e fora: pular dentro com 2 pés, pular fora com 2 pés, pular dentro com um pé só.  
0364782d8b5e9e99a27ae668492c344a
Atividade 5 

Exercitando o aprendido: Atividade para a faixa etária:  4 e 5 anos 
matemática - 5 e 6 anos (18)                                                                                                                                                      Mais
Materiais: 
Bola colorida, círculos, pés de papelão, giz branco, folha com atividade.

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta: 

24 comentários:

  1. Queria deixar um feliz dia dos professores para todos que dedicam suas vidas para ensinar seus alunos. Em especial para os meus professores da escola day one que me aguentam todos os dias rs... Agradeço a Deus pela vida de todo educador.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, vc é um anjo! Obrigada por compartilhar seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Claudia, vc é um anjo! Obg por compartilhar seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. São ótimas as suas atividades, parabéns e muito agradecida por você compartilhar os seus trabalhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para nós!

      Excluir
  5. Parabéns Claudia, ótimo trabalho. Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  6. Amei, a sua aula , muito obrigada pela contribuição e ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  7. Muito bom parabéns grassas a esse plano de aula consegui montar o meu obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante!

      Excluir
  8. Gostei de seus planos. Agradeço ppr compartilhar seus planos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Seu comentário me deixa bastante motivada! Um grande abraço!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  10. Que planos maravilhosos
    Obrigada por compartilhar,nós ajuda bastante 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz demais com seu comentário! Um grande abraço!!!

      Excluir
  11. Obrigada por compartilhar seus planos !
    Me ajudaram demais 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Valeu demais sua interação!!!! Volte sempre!!!

      Excluir