Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Faixas etárias: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3
anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 e 5 anos)
Objetivos de Aprendizagem
Identificar relações espaciais dentro, fora e direita, esquerda.
Observar imagens, fazendo comparações e registro através de desenhos.
Identificar relações espaciais dentro, fora e direita, esquerda.
Observar imagens, fazendo comparações e registro através de desenhos.
Tempo estimado: 4 aulas
O que é lateralidade?
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio
de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda
ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é
considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se
manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns
pesquisadores creem ser ela de natureza genética. Assim, estudos apontam que
pais destros só terão filhos canhotos em 9,5% dos casos. Já os genitores
canhotos têm uma alta probabilidade de ter filhos canhotos – se ambos
utilizarem o lado esquerdo, o filho terá 26% de possibilidade de também ter o
predomínio desta parte do corpo.
Atividade 1
Para realizar essa atividade o professor servirá como
exemplo. O professor junto com um aluno fará os movimentos. E explicará que
todos devem imitar. Logo depois os alunos farão os movimentos sem ajuda do
professor, aos pares, um aluno de frente para o outro realizam movimentos de
acordo com os comandos do professor. Faixa etária: 4 e 5 anos.
Deem a mão esquerda;
Ergam o braço direito;
Coloque a mão direita, no ombro do colega;
Pulem com o pé esquerdo;
Toque a mão esquerda no pé direito do colega;
Atividade 2
Controle dos pés:
Os pequenos devem chutar bolinhas coloridas com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro
pé. É aconselhável que cada criança faça essa brincadeira para treinar a
lateralidade. Faixas etárias: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 4 e 5 anos. Para as crianças de 4 e 5 anos peça que chute com o pé
esquerdo e o pé direito.
Atividade 3
Pulando em círculos:
O professor precisa desenhar
círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total
de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira que consiste em uma ordem
dada pelo professor: pulem para a direita, pulem para a esquerda (faixa etária 4
e 5 anos). Use o mesmo recurso para
trabalhar dentro e fora com as crianças bem pequenas(faixa etária 1 ano e 7 meses a 3 anos). As crianças ao comando do professor pularam para dentro do círculo e para fora do círculo. Nesse caso o professor fará um círculo por criança.
Atividade 4
Algumas argolas e figuras de pés coloridos que são
distribuídas aleatoriamente formando um guia onde os pequenos deverão seguir as
pegadas pulando com os pés juntos ou separados. Essa atividade é riquíssima
para estimular a coordenação motora grossa, a lateralidade, raciocínio lógico,
sequência etc. A atividade vai trabalhar o conceito dentro e fora: pular dentro com 2 pés, pular fora com 2 pés, pular dentro com um pé só.
Atividade 5
Exercitando o aprendido: Atividade para a faixa etária: 4 e 5 anos
Materiais:
Bola colorida, círculos, pés de papelão, giz branco, folha com atividade.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Bola colorida, círculos, pés de papelão, giz branco, folha com atividade.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
Queria deixar um feliz dia dos professores para todos que dedicam suas vidas para ensinar seus alunos. Em especial para os meus professores da escola day one que me aguentam todos os dias rs... Agradeço a Deus pela vida de todo educador.
ResponderExcluirObrigada! Amém!
ResponderExcluirClaudia, vc é um anjo! Obrigada por compartilhar seu trabalho!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu!!!
ExcluirClaudia, vc é um anjo! Obg por compartilhar seu trabalho!
ResponderExcluirSão ótimas as suas atividades, parabéns e muito agradecida por você compartilhar os seus trabalhos...
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para nós!
ExcluirParabéns Claudia, ótimo trabalho. Obrigada por compartilhar!!
ResponderExcluirObrigada! Valeu muito! Abraços!
ExcluirObrigada, ótimo trabalho.
ResponderExcluirObrigada, por sua interação! Valeu!
ExcluirAmei, a sua aula , muito obrigada pela contribuição e ajuda!
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!
Excluirgratidão
ResponderExcluirMuito bom parabéns grassas a esse plano de aula consegui montar o meu obrigado
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante!
ExcluirGostei de seus planos. Agradeço ppr compartilhar seus planos. Abraço
ResponderExcluirObrigada!!! Seu comentário me deixa bastante motivada! Um grande abraço!!!
Excluiramei esse plano. Parabens
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirQue planos maravilhosos
ResponderExcluirObrigada por compartilhar,nós ajuda bastante 🤗
Obrigada!!! Feliz demais com seu comentário! Um grande abraço!!!
ExcluirObrigada por compartilhar seus planos !
ResponderExcluirMe ajudaram demais 😍
Obrigada!!! Valeu demais sua interação!!!! Volte sempre!!!
Excluir