domingo, 20 de setembro de 2015

Plano de Aula para Educação Infantil 4 e 5 anos Animais terrestres, aéreos e aquáticos



Plano atualizado em 10/06/2023

Mais sugestões de planos de aula  para você! Confira: 

Tema: Animais aquáticos, terrestres e Aéreos

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação

Objetivos específicos:
 Identificar os animais, terrestres, aéreos e aquáticos reconhecendo suas diferenças.  Participar de atividades que desenvolva a coordenação motora fina e a criatividade.

Desenvolvimento:
1° Momento: Rotina inicial. (Músicas, Chamadinha, seleção do ajudante do dia).
Duração da atividade: 20 Min: (de 12:40h à 13:00h).
Número de alunos a realizar a atividade: 14 alunos (Todos).

Atividade 1 
Incentivo inicial: Colocar os alunos em roda para assistir ao clipe: “Imitando os bichos” do 
Teleco e Teco. Imitando com os alunos os sons dos animais que aparecem no vídeo. 
Objetivo: Reproduzir os sons dos animais.
Duração da atividade:  10 Min: (de 13:00h às 13:10h).
Número de alunos a realizar a atividade: 14 alunos (Todos).
Recursos: Notebook, Vídeo (Imitando os bichos).

Atividade 2 
Conversar com os alunos sobre as diferenças entre os animais aquáticos, aéreos e terrestres, mostrando a eles os animais  de verdade que foram levados para escola: um jabuti, um peixe, um passarinho e  um cachorro, deixando-os livres para tirarem suas dúvidas e contarem suas experiências.

Animais terrestres são aqueles que nascem e se desenvolvem em terra firme, sem dependência do contato permanente com a água para sobreviver. Animais terrestres possuem respiração pulmonar.

Os animais aquáticos são aqueles que normalmente nascem, crescem e vivem na água. Mas alguns animais, são aquáticos apenas em uma fase da vida. Geralmente, os animais aquáticos respiram por brânquias.

Os animais aéreos nascem e se desenvolvem em terra firme, mas ao longo da vida desenvolvem asas, penas e bico. Esses animais possuem sacos aéreos que ajudam na respiração, auxiliando sua vida enquanto estão voando” 

💛Veja um lindo vídeo animado sobre o tema clicando na imagem abaixo👇



Objetivos: Distinguir os animais aquáticos, terrestres e aéreos.
Recursos: Texto, Animais.
Duração da atividade: 30 Min: (13:10h às 13:40)
Número de alunos a realizarem a atividade: 14 alunos (todos).


Atividade 3
Levar uma maquete semi-pronta para os alunos decorarem e colocarem os animais nos meios onde vivem.

Objetivo: Expressar a arte e a criatividade e classificar os animais aquáticos, terrestres e aéreos.

Recursos: isopor, papelão, palitos, folha de ofício, tinta, purpurina, papel crepom, papel celofane, gel, areia, bola de isopor, linha algodão e cola. 
Duração da atividade: 50 Min: (13:40h às 14:30h)
Número de alunos a realizarem a atividade: 14 alunos (todos).

Atividade Extra:  Peixinho: Ensinar os alunos a montarem um peixinho de corte e colagem. 
Objetivo: Praticar a coordenação motora fina.
Duração: 20 minutos.
Recursos: Papel cortado, lápis de cor, caneta colorida.    
Número de alunos que realizarão a atividade: 14 alunos (Todos).

Avaliação: Será avaliado o interesse, a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas, através de observação do educador, no decorrer da aula.

  FOTOS DA AULA  Por Wallace Costa








5 comentários: