quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Plano de aula: Tipos de moradia e reconto de histórias de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

Geografia / 1º Ano 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

Língua Portuguesa/ 1º Ano 
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto

Plano de aula - Tipos de moradias e reconto de histórias 

Objetivos específicos 
Identificar os diferentes tipos de moradias e descrever as características e semelhanças existente entre elas.
Ouvir atentamente a história dos três Porquinhos fazendo a Interpretação oralmente da mesma. 
Reproduzir a história contada através da escrita e dramatização.   

Tempo estimado:
 6 aulas

Componente curricular  
Geografia-  Os tipos de moradia 
Língua Portuguesa - Escrita compartilhada

 Incentivo inicial:
Sistematizando: O professor apresentará os tipos de moradia através do vídeo abaixo.



Atividade 1
Praticando
O professor poderá recortar as moradias abaixo colar em um papel cartão e em seguida colar atras palitos de churrasco. O professor conversará com a turma sobre os tipos de moradia e enquanto fala, irá mostrar as figuras da moradias. Em seguida o professor chamará os alunos um de cada vez para também comentar sobre as moradias que mais gostaram. Praticando... O professor poderá aplicar a atividade abaixo para maior fixação sobre o aprendido!



Atividade 2

Produzindo:
Dobradura da casinha
O professor apresentará a turma a dobradura da casinha. O professor estimulará a turma a fazer a dobradura também! Junto com os alunos o professor fará a dobradura da casinha e cada aluno vai personalizar a sua dobradura para ficar parecida com a sua casa.
Resultado de imagem para dobradura da casa

Atividade 3

O professor contará a história dos Três Porquinhos apresentando as casinhas dos porquinhos! O professor fará as três casinhas que aparecem na historia a de tijolos, a de palha e a de madeira.

 
Resultado de imagem para história dos tres porquinhos 

Os Três Porquinhos
ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os:
- Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para vos proteger…
- Sim amanhã! – Responderam os três ao mesmo tempo.
Os porquinhos procuraram um bom lugar para construir as suas casas e, assim que o encontraram, cada um começou a fazer a sua própria casa.
O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, fez a sua casa muito rapidamente, usando palha. O porquinho do meio, ansioso por ir brincar com o mais novo, juntou uns paus e depressa construiu uma casa de madeira. O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse:
- Vou construir a minha casa de tijolos. Assim terei uma casa muito resistente para me proteger do lobo mau.
É claro que foi o que demorou mais tempo a construir a casa mas, no fim, estava muito orgulhoso dela, e só aí se juntou aos seus irmãos para brincar.
Um dia andavam os três porquinhos a saltar, muito divertidos, quando aparece o lobo mau:
- Olá! Vejo três deliciosos porquinhos à minha frente.
Ao verem o lobo mau, fugiram, cada um para a sua casa.
O lobo, que estava cheio de fome, chegou ao pé da casa do porquinho mais novo, e disse:
- Cheira-me a porquinho! Sai daí que eu vou-te comer! Se não saíres, deito a tua casa de palha abaixo…
E vendo a casa de palha à sua frente, soprou tão forte, que fez a casinha ir pelo ar!
O porquinho assustado correu para a casa do irmão do meio, que tinha uma casa de madeira.
Quando o lobo lá chegou, gritou novamente:
- Cheira-me a porquinho! E eu estou com tanta fome que vos vou comer aos dois…
E com dois sopros, conseguiu deitar a casa de madeira abaixo.
Os dois porquinhos mais novos correram então, apavorados, para a casa do irmão mais velho, que era de tijolo.
O lobo, vendo que os três porquinhos estavam todos numa só casa, exclamou, louco de alegria:
- Cheira-me a porquinho! E mais fome não vou eu ter, pois apanhei três porquinhos para comer!
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casinha de tijolos não se mexeu nem um bocadinho. Aliviados, os três porquinhos saltaram de contentes. Mas o lobo não desistiu, e disse:
- Não consegui deitar a casa de tijolos abaixo nem derrubar a sua porta mas eu tenho outra ideia… esperem que já vão ver! E começou a subir o telhado, em direção à chaminé.
Os porquinhos mais novos ficaram aflitos mas o mais velho, que era muito esperto, colocou no fogão, por baixo da chaminé, um grande caldeirão de água a ferver.
O lobo, ao entrar pela chaminé, caiu no caldeirão de água quente e queimou o rabo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram ao seu irmão mais velho, e aprenderam a lição.
Deste lobo mau, nunca mais se ouviu falar…


Os Três Porquinhos em vídeo


Atividade 4
Com ajuda do professor os alunos produziram coletivamente um texto de reconto da história dos Três Porquinhos, logo após os alunos dramatizarão a história utilizando dedoches.



 
Materiais:
Vídeo: Tipos de moradia, folha de atividade com os tipos de moradia, folha com a dobradura da casinha, moldes dos dedoches, papel branco para fazer a dobradura da casinha.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


Atividades dos tipos de moradia
https://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/historia-das-moradias-atividadesmodelos.html

16 comentários:

  1. Amei esse plano de aula! Muito criativo!😍👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua interação!!! Amei seu comentário! Abraços!!!!

      Excluir
  2. Parabéns, show de bola. Amei 👏👏

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Abraços!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  5. obrigada por dividir seu trabalho,esse material é otimo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as atividades. Muito lúdico e criativo.

    ResponderExcluir
  7. Plano de aula nota mil, obrigada por nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!

      Excluir