domingo, 7 de outubro de 2018

Dicas de atividades para desenvolver a atenção e a concentração


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
      
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

No dia a dia da sala de aula vemos muitos alunos que não conseguem fazer a maioria das atividades não porque, não sabem ou porque tem dificuldades extremas. Muitas vezes, a criança não consegue fazer as atividades por falta de concentração.

Os professores chamam atenção desses alunos em aula para se voltarem para as atividades e para as explicações, mas na maioria das vezes não tem êxito. O aluno continua disperso sem entender o que o professor está dizendo.    

A distração é comum a todos nós. Nos distraímos o tempo todo! Focar em uma tarefa é algo extremamente difícil para muitos. Deste modo, precisamos achar meios de trabalhar a atenção e a concentração de nossos alunos. A concentração e a atenção podem ser perfeitamente desenvolvidas ao longo da escolaridade.

As crianças podem melhorar suas capacidades de concentração quando são trabalhas atividades que fuja do convencional, como aquelas que são aplicadas para aprender um conteúdo. Muitas vezes, estamos preocupados em ensinar a ler e a escrever, mas esquecemos de aplicar atividades que trabalham a concentração e atenção do aluno. Quando são desenvolvidas essas capacidades no aluno, podemos afirmar que o desempenho será bem melhor em todas as outras atividades escolares. 

"Dificilmente um aluno prestará atenção em informações que não compreende, não tenham relação com o seu arquivo de experiências, com seu cotidiano, ou não sejam significativas para ele. Sabemos que a atenção é imprescindível para o registro de memórias. A abordagem dos conteúdos das disciplinas por meio de assuntos, exemplos e ferramentas que estejam relacionados ao cotidiano do aluno, ou que sejam novidades e despertem sua vontade de conhecer, motivará o aprendiz." Para saber mais sobre o assunto: Aqui!



8 comentários:

  1. amei esse post, vou indicar para a sprofessoras no colegio zona norte sp

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse blog, estou encantada! Estou fazendo textos para alguns blogs gratuitamente, como esse aqui: Concepção de Vygotsky e Piaget acerca da aprendizagem Se puder dar uma olhada, ficaria muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, estou trabalhando com um idoso com Alzheimer e vejo o quanto estas atividades são fundamentais para a recuperação de suas habilidades perdidas. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Fico feliz que as indicações dessas atividades está ajudando. Abraços!!!

      Excluir