Plano atualizado em 10/06/2023
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a
5 anos e 11 meses)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI03ET03)
Identificar e selecionar
fontes de informações, para
responder a questões sobre
a natureza, seus fenômenos,
sua conservação
Objetivos específicos:
Identificar os animais,
terrestres, aéreos e aquáticos reconhecendo suas diferenças. Participar de atividades que desenvolva a coordenação motora fina e
a criatividade.
Desenvolvimento:
1° Momento: Rotina inicial. (Músicas, Chamadinha,
seleção do ajudante do dia).
Duração da atividade: 20 Min: (de 12:40h à 13:00h).
Número de alunos a realizar a atividade: 14 alunos (Todos).
Atividade 1
Incentivo inicial: Colocar os alunos em roda para assistir ao clipe: “Imitando os bichos” do
Teleco e Teco. Imitando com os alunos os sons dos animais que aparecem no vídeo.
Objetivo: Reproduzir os sons dos animais.
Duração da atividade:
10 Min: (de 13:00h às 13:10h).
Número de alunos a realizar a atividade: 14 alunos (Todos).
Recursos: Notebook, Vídeo (Imitando os bichos).
Atividade 2
Conversar com os alunos sobre as diferenças entre os animais aquáticos, aéreos e terrestres, mostrando a eles os animais de verdade que foram levados para escola: um jabuti, um peixe, um passarinho e um cachorro, deixando-os livres para tirarem suas dúvidas e contarem suas experiências.
Animais
terrestres são aqueles que nascem e se desenvolvem em terra firme, sem
dependência do contato permanente com a água para sobreviver. Animais
terrestres possuem respiração pulmonar.
Os animais aquáticos
são aqueles que normalmente nascem, crescem e vivem na água. Mas alguns
animais, são aquáticos apenas em uma fase da vida. Geralmente, os animais
aquáticos respiram por brânquias.
Os animais aéreos
nascem e se desenvolvem em terra firme, mas ao longo da vida desenvolvem asas,
penas e bico. Esses animais possuem sacos aéreos que ajudam na respiração,
auxiliando sua vida enquanto estão voando”
💛Veja um lindo vídeo animado sobre o tema clicando na imagem abaixo👇
Objetivos:
Distinguir os animais aquáticos, terrestres e aéreos.
Recursos: Texto,
Animais.
Duração da
atividade: 30 Min: (13:10h às 13:40)
Número de alunos
a realizarem a atividade: 14 alunos (todos).
Atividade 3
Levar uma
maquete semi-pronta para os alunos decorarem e colocarem os animais nos meios
onde vivem.
Objetivo:
Expressar a arte e a criatividade e classificar os animais aquáticos,
terrestres e aéreos.
Recursos:
isopor, papelão, palitos, folha de ofício, tinta, purpurina, papel crepom,
papel celofane, gel, areia, bola de isopor, linha algodão e cola.
Duração da
atividade: 50 Min: (13:40h às 14:30h)
Número de alunos
a realizarem a atividade: 14 alunos (todos).
Atividade
Extra: Peixinho: Ensinar os alunos a montarem um
peixinho de corte e colagem.
Objetivo:
Praticar a coordenação motora fina.
Duração: 20
minutos.
Recursos: Papel cortado,
lápis de cor, caneta colorida.
Número de alunos
que realizarão a atividade: 14 alunos (Todos).
Avaliação:
Será avaliado o interesse, a participação e o desempenho dos alunos nas
atividades propostas, através de observação do educador, no decorrer da aula.
muito bom.
ResponderExcluirValeu sua interação!!! Abraços!!!
ExcluirMuito Legal, parabéns. Vou usar a maquete também!!!
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirObrigada, muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
Excluir