sábado, 10 de agosto de 2019

Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil



Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 


Tempo estimado: 4 aulas


Objetivos de Aprendizagem:
Dramatizar a história das vogais. 

Identificar as vogais na história contada.
Reconhecer as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas.
Grafar as vogais e escrever o próprio nome.
Escrever uma lista  de nomes dos colegas com auxílio do professor.

Apresente as vogais de forma lúdica clicando na imagem abaixo!👇👇
Vídeo as vogais 

Atividade 1 
Teatrinho das vogais 
Após assistirem o vídeo, A CASINHA DAS VOGAIS proponha aos alunos que façam a dramatização da história das vogais. O professor confeccionará as vogais e colará nos palitos de picolé para que os alunos façam o teatrinho das vogais. Organize para  que todos participem desta atividade.


O Vídeo abaixo ajuda as crianças a identificarem as vogais e também a observarem como fazer o traçado das vogais de forma lúdica.   

Vídeos ensinando a falar e escrever as vogais, através da música.
Atividade 2
Treinando o traçado das vogais na caixa de areia 
O professor disponibilizará uma caixa de areia na sala de aula para que os alunos com os dedos ou um bastão desenhem o traçado das vogais. O professor levantará uma vogal e assim como aparece na história e o aluno deverá desenha-la na areia. Fonte da atividade aqui!

Resultado de imagem para atividade com areia educação infantil

Atividade 3
Identificando as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas
Explique para as crianças que as vogais aparecem em todas as palavras e juntos com as consoantes formam os nomes de tudo o que vemos no dia adia. Antes de fazer a atividade abaixo, faça a apresentação dos nomes dos alunos, seja em crachás ou mesmo na chamadinha. Pergunte a cada um sobre as vogais que viram na história. Deixe que os alunos conversem sobre as vogais que aparecem em seus nomes e de seus colegas. Depois da atividade pronta, deixem que as crianças compartilhem sobre as vogais que encontraram nos seus nomes.
Atividade 4
Lista de nomes dos alunos da turma
Explique que as listas fazem parte de nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social. 

O professor fará junto com a turma uma lista dos nomes dos alunos da turma, escrevendo na lousa ou em um cartaz. Após escrever os nomes, o professor pedira aos alunos que identifiquem as letras (vogais) nos nomes da lista. Deverá fazer um nome de cada vez. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Faça parte do nosso Instagram clicando na imagem!👇👇👇  

Materiais:
Folha de atividade, caixa de areia, vogais em EVA, palito de picolé e cola quente. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
https://loucosportecnologias.blogspot.com/2017/04/alfabetizacao-historia-das-vogais.html
http://faybrandao.blogspot.com/2016/04/caixa-de-areia.html

56 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por sua interação! Amei seu comentário! Abraços!!!

      Excluir
    2. Parabéns está bem elaborado, criativo. Um note a quem quer ganhar tempo e fazer um plano de aula, é só mudar a sua criatividade.

      Excluir
    3. Amei! Parabéns ! Muito criativo!

      Excluir
    4. Amei! Muito criativo! Parabéns!

      Excluir
    5. Obrigada!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Valeu sua visita!!! Volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, valeu sua interação! Que bom que gostou!!! Abraços!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos este! Abraços!

      Excluir
    2. Boa tarde flGostei muito da sua atividade

      Excluir
  4. A paz do Senhor Jesus cristo, suas ideias e estratégias estão excelentes! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! A paz para você também! Amei seu comentário!

      Excluir
  5. Olá!! Sou estudante de pedagogia, achei seu canal no youtube e cheguei no seu blog! Estou adorando seu conteúdo, está de parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação me incentiva a continuar a produzir mais conteúdos como este! Obrigada por compartilhar sua experiências! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir
    2. BOA NOITE ESTOU ESTUDANDO PEDAGOGIA E ESTOU NO PERIODO DE ESTÁGIO GOSTEI BASTANTE DE SUAS DICAS DE COMO TRABALHAR ALGUNS CONTÚDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTÁ DE BARABÉNS.

      Excluir
  6. Amei suas dicas parabéns, vou utiliza-las com certeza

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigada sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como estes!!!

      Excluir
  8. Estou trabalhando com infantil IV estou adorando estes conteúdo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. Vou adaptar para uma aula remota hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência!!! muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  10. Olá, sou estudante de pedagogia ,estou amando a grandeza de conteúdos que estou encontrando aqui, são excelentes! Conteúdos atualizados, contextualizados e tudo de acordo com a BNCC, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Gosto muito das suas postagens

    ResponderExcluir
  13. Amo esses planos.. está me ajudando bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  15. Amo suas dicas, parabéns e continue a incentivar mais e mais pessoas como eu, me senti perdida na minha primeira experiência como professora, nunca tinha feito planejamento algum, pois vc me ajudou bastante, q Deus continue a te abençoar mais e mais!!!
    Bjos e muito obrigada 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir
  16. Bom dia Professora Claudia, meu nome é Márcio, sou pedagogo e estou iniciando em uma turma de alfabetização. Eu percebi que você não considera a letra "Y" como uma das vogais, aqui na minha cidade algumas escolas estão ensinando que essa letra faz parte das vogais por causa do som em seu uso em alguns nomes, ainda não achei base para esse ensino. Parabnes pelo seu conteúdo, é muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Amei as atividades e a dicas, apesar que minha cidade foi proibido o uso de qualquer material xerocado. Mais tudo bem vamos adaptando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar suas experiências! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  18. Eu também não! Porque A letra Y tem o mesmo som da letra I. Mas a letra Y é uma letra estrangeira, mas algumas palavras que conhecemos e fazem parte do nosso dia a dia, como nome de marcas de produtos e nomes de pessoas, por isso ela foi incorporada ao nosso alfabeto. Se fosse seguir a mesma lógica teria que aderir também a letra w já que ela em alguns nomes tem o som de u, em outros o som de v. Na minha opinião, poderá gerar uma confusão tremenda. Acho que devemos deixar como está, e apenas ensinar o som da letra e não nomeá-las como vogais.

    ResponderExcluir
  19. Excelente 👏 parabéns 👏 muito proveitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  20. MUITO BOM! OBRIGADA POR COMPARTILHAR! ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, me sentido motivada com seu comentário!!! Volte sempre!!!

      Excluir
  21. Parabéns e obrigada por compartilhar as atividades 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  22. Excelente, parabéns!!! Já na expectativa por mais materiais como este

    ResponderExcluir
  23. Estou começando agora como professora e esse blog tem me ajudado muito. Obrigada 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por compartilhar suas experiências!!! Feliz em poder ajudar!!!

      Excluir
  24. Muito bom!
    Luz para minha miopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  25. Parabéns! pela iniciativa suas dicas ajudam bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!

      Excluir
  26. Boa noite
    Tudo planejado com muita dedicação, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Amei, obrigada por compartilhar. Parabéns.

    ResponderExcluir