"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 23 de março de 2009

O que é educação?


Por Cláudia de Queiroz Corrêa


Definição de educação:


1- Ato ou efeito de educar (se). 2- processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. 3- Civilidade, polidez.

Mini Aurélio


Prática Educativa e sociedade


O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para participação na vida social. A educação, ou seja, a prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de toda a sociedade.

Em sentido amplo, a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedades de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana.

Em sentido restrito, a educação ocorre em instituições específicas escolares ou não, com a finalidade explícitas de instrução e ensino mediante ação consciente, deliberada e planejada, embora sem se separar daqueles processos formativos gerais.

Influências educativas: não intencional e intencional


A educação não intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre o indivíduo. Tais influências, também denominada educação informal, correspondem a processo de aquisição de conhecimentos, experiências, ideias, valores, práticas que não estão ligados especificamente a uma instituição e nem são intencionais e conscientes.


A educação intencional refere-se à influências em que há intenções e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra escolar. Há métodos, técnicas, lugares, e condições específicas prévias criadas deliberadamente para suscitar ideias conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos.


LIBÂNEO,José Carlos. Didática. 1994.

3 comentários:

  1. O texto é simples, fácil de entender, sem rodeios, indo direto ao ponto. Para não perder tempo na hora de pesquiasr.

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  2. hello!fassa 1 comentario no meu blog!

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  3. O texto é bem interessante...ainda mais pra quem está ligado a area de educação...

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