"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Educação e cultura


O desenvolvimento de uma pessoa é, em grande medida, o processo pelo qual a ser humano incorpora a cultura do grupo a que pertence. Todas as sociedades educam seus membros para assimilarem as informações, os hábitos, os costumes que são próprios daquela sociedade. Cada indivíduo é educado nos diferentes ambientes em que permanentemente mergulhado dentro da cultura para tornar-se parte ativa do seu grupo social. Trata-se uma característica da espécie humana: sabemos que animais de muitas espécies aprendem, mas os seres humanos são os únicos que ensinam ou, pelo menos, os únicos que ensinam sistematicamente. Na verdade a educação é um dos pilares da sobrevivência da espécie humana. graças a ela os humanos recebem o conhecimento acumulado pelas gerações anteriores.

Educação e cultura estão intimamente ligadas, já que a educação só é possível por meio da existência de uma cultura e cultura se conserva por meio da educação. A cultura é o que se pode denominar a parte do meio ambiente feita pelo homem, ou apreendida: potes e panelas, leis instituições, arte, religião, etc. A cultura representa a resposta do homem às necessidades básicas. É o comportamento que apreendeu como membro da sociedade.

São os seguintes os critérios pelos quais se reconhece a cultura: (1) precisa ser inventada. (2) precisa ser transmitida de uma geração para outra e, (3) precisa ser perpetuada em sua forma original ou numa forma modificada.

Podemos observar que a educação é transmitida a partir de um contexto histórico-social que se modifica de acordo com as experiências vividas por determinado grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário