"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Escola Normal atividade : relatório



O que é relatório?
O relatório é uma atividade de linguagem, que apresenta uma organização de informações e pode apresentar-se de forma oral ou escrita.
Seus objetivos são:
·        Desenvolver e aperfeiçoar a linguagem oral e escrita.
·        Apresentar, sistematizar e fixar conhecimentos ou informações.
·     Socializar  experiências vividas no estagio.
·        Promover o desenvolvimento do espírito de pesquisa.   

O relatório é utilizado, sobretudo, na área de pesquisa científica, mas também na área técnico administrativa. Seu objetivo é comunicar resultados de trabalhos, pesquisas, visitas, projetos realizados etc. Deve, portanto, ser claro, completo (rico em detalhes) e rigorosamente fiel á realidade.
O relatório deve conter introdução desenvolvimento e conclusão. Pode conter, também, apêndices que incluam documentos, comprovantes, gráficos, fotografias e outros.

O relatório de observação e visita deve conter ao final as suas apreciações pessoais. As apreciações pessoais devem incluir suas críticas sobre as atividades realizadas, bem como as contribuições que aquela tarefa proporcionou para sua vida pessoal e profissional.    

Modelo de relatório

Introdução:
Na introdução deve constar:
Mês, dia, e ano em que foi realizado o evento ou atividade.
Nome do evento.
Local do evento.
Objetivo do evento.

Desenvolvimento:
Relato da atividade observada ou realizada por você. No desenvolvimento deve-se nomear os responsáveis pela organização do evento e o que foi tratado, bem como os participantes do mesmo. Contar como foi o evento: que horas iniciou? Quem fez o que? Como?

Conclusão:
Apreciação pessoal
As contribuições desta atividade para a minha formação profissional e pessoal foram às seguintes...

Observação: é importante observar o evento e fazer anotações para posteriores registros. Tenha sempre a mão um bloco de anotações ou caderno. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário