"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Objetivos específicos: Língua Portuguesa Ensino Fundamental

 Língua Portuguesa: Ensino Fundamental I

Os objetivos de ensino se referem às habilidades e competências que deverão desenvolvidas durante o estudo de determinado conteúdo pelo aluno. Portanto, devem ser formulados de maneira clara e precisa e deverá indicar o que o aluno deverá ser capaz de fazer ao final de cada estudo.

Exemplos de objetivos  para os conteúdos dados:

Língua Portuguesa

Gramática.

Conteúdos:
Alfabetos - vogais e consoantes.
Encontro vocálico.
Encontro consonantal.
Dígrafos.
Sílabas – classificação quanto ao número de sílabas.
Sílaba tônica.
Acentuação – til, acentos circunflexo e agudo. Observação: til não é acento.
Frase afirmativa e negativa.
Frase interrogativa e exclamativa.
Pontuação - Vírgula.
Pontuação - dois pontos e travessão. 
Substantivo próprio e comum.
Gênero do substantivo - feminino e masculino.
Número do substantivo - singular e plural
Graus do substantivo -aumentativo e diminutivo.
Substantivo coletivo
Adjetivo
Gênero e número do adjetivo
Sinônimos
Antônimos
Pronome
Verbo
Tempo verbal - passado presente,futuro.
Verbo - tempo passado ou pretérito
Sujeito e predicado
Graus do substantivo - aumentativo e diminutivo.
Substantivo coletivo 
Adjetivo 
Sujeito e predicado
s
Objetivos:
O aluno deverá ser capaz de:
 Identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
 Distinguir as consoantes de vogais.
Ordenar palavras seguindo a ordem alfabética.
Identificar encontros vocálicos em palavras.
Identificar encontros consonantais em palavras.
Identificar e escrever palavras com dígráfos.
Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
Identificar as sílabas tônicas nas palavras.
Identificar e empregar o til e os acentos agudos e circunflexos.
Reconhecer e escrever frases negativas e afirmativas,interrogativas e exclamativas.
Empregar corretamente o pontos: final de interrogação e de exclamação.
Ler com entonação adequada, respeitando as virgulas.
Empregar ade adequadamente os dois-pontos e travessão em diálogo.
Identificar substantivos próprios e comuns.
Distinguir o substantivo masculino e feminino.
Flexionar palavras do singular para o plural e vice-versa.
Identificar o aumentativo e o diminutivo das palavras mais conhecidas.
Identificar e empregar em frases os coletivos mais usuais. 
Empregar adjetivos em frases e textos.
Concordar o adjetivo em gênero e número com o substantivo.
Identificar sinônimos e antônimos das palavras propostas.
Identificar os pronomes do caso reto e empregá-los em frases.
Identificar e empregar os verbos nos tempos presentes, passado ou pretérito e futuro.
Identificar sujeito e predicado em orações. 
Identificar o aumentativo e o diminutivo das palavras mais conhecidas.
Identificar e empregar em frases os coletivos mais usuais.
Identificar sinônimos e antônimos das palavras propostas.
Identificar sujeito e predicado em orações.  
ii
Ortografia

Conteúdos:
 Alfabeto.
Palavras com f/v
Palavras com t/d
Palavras com ca,co,cu e ga,go,gu.
Palavras com p/b.
Palavras com sílabas terminadas em n.         
Palavras com m antes de p e b e m final
Palavras com z.
Palavras com sílabas terminadas em l
Palavras com ce, ci,ç.
Palavras com qu gu
Palavras com nh e h inicial.  
Palavras com lh e l
Palavras com com consoantes seguidas de l
Palavras com ns
Palavras com encontro consonantal
Sons do x  

P   Objetivos:

O aluno deverá ser capaz de:
 Ler e grafar corretamente palavras com f/v; ca,co,cu, e ga,go,gu; p/b; m antes de p/b; m final e sílabas terminadas em n.
Observação: os objetivos acima devem ser reorganizados e adaptados de acordo com a série para  que ser quer planejar.

Referência:
Maria Radespiel,  Diário do Professor passo a passo Ensino Fundamental 

3 comentários:

  1. Por que o Ce, Ci são ensinados separadamente?

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    1. Não há regra para ensinar separado. Já ensinei das duas formas e o resultado é bom. Depende do planejamento. Já alfabetizei tb utilizando que e qui junto, no lugar do ce e ci, pois seguem o mesmo som. Ca, que, qui, co, cu.... digo que os dois são gêmeos e diferentes dos outros irmãos, o resultado foi bom e abriu um leque de palavras para explorar.

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  2. Não existe uma regra para ensinar o ce e o ci separadamente, depende do planejamento de cada professor e disposição da turma para aprender.

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