"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto “contação” de histórias para formação de professores


Oficina de "contação" de história para trabalhar com o Curso de formação de professores 

Objetivos:
Organizar e participar do projeto de “contação” de histórias

Primeira etapa:

  • Pesquisar, ler e escolher a história a ser contada. Treinar a leitura da mesma e se organizar para a construção do cenário e personagens.
  • Fazer a escolha da história procurando aquela que se identifique com seus valores pessoais que incite a sua imaginação e que lhe dê prazer.
  • Estudar a história procurando ler atentamente para saber de cor toda a trama, tendo com clareza na mente o esquema geral.
  • Apreender aspectos principais de cada uma das partes da história (introdução, enredo, ponto de culminância e desfecho).
  • Contar a história para si mesmo em voz alta, de preferência diante do espelho.
  • Treinar a entonação de voz adequada, dramática, porém, com boa dicção, dar voz própria a cada personagem e controlar o tom de voz a passar sentimentos de calma, segredo, medo, atenção e etc.
  • Reler a história no dia em que for contá-la e repassar os pontos principais alguns minutos antes.

Segunda etapa:
  • Confecção do cenário e personagens da história escolhida.
 Terceira etapa:
  • Contar a história usando os recursos pedagógicos lúdicos.
  • Após contar a história, incentivar uma discussão entre as crianças ou aplicar uma atividade que permitam que elas façam algumas reflexões sobre o que foi contado.
  • Relacionar a história ao cotidiano da criança.
  • Trabalhar coma as crianças valores como: alegria, amor, compartilhar, confiabilidade, cooperação coragem, cortesia, disciplina, honestidade, justiça, lealdade, misericórdia, paciência, paz, respeito, responsabilidade, solidariedade, solicitude, tolerância entre outros.

Observação:

As histórias escolhidas devem contemplar a faixa etária da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Todas as histórias escolhidas pelo grupo devem ser revisadas pela Professora de Práticas Pedagógicas, assim como as atividades a serem aplicadas. 

Referência: Reorientação Curricular Livro IV Curso Normal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário