"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Orientações para Planejar na Educação Infantil

Planejando sua aula... 








Defina o seu tema
O ponto crucial do seu plano de aula é o tema sobre o qual as atividades irão incidir. Desta forma, este deverá ser o primeiro ponto a levar em conta.
Converse com o professor colaborador para definir o tema e o eixo a ser trabalhado e faça uma pesquisa sobre o mesmo, para se preparar e estar confortável para falar sobre ele.
Esta pesquisa poderá constar no seu plano de aula, como anexo, para que, caso esqueça algo, tenhas as informações necessárias à mão.

  • Proponha os objetivos
Escolhido o tema, o próximo passo é definir os objetivos específicos para aquele dia aula a que se propõe. Estes deverão ser pensados levando em conta o grupo de crianças, os seus interesses e necessidades.
  • Desenvolvimento: Defina as atividades
Defina as atividades que irá desenvolver ao longo do dia e aprofunde cada uma delas. Procure realizar várias atividades lúdicas e criativas. Não realize atividades que levem muito tempo para serem realizadas, crianças nesta faixa etária não conseguem se concentrar numa mesma atividade por muito tempo.
Exponha o que pretende com as mesmas, referindo:
Objetivos de cada uma das atividades, explicitando quais as habilidades e competências serão desenvolvidas pelo aluno ao final da atividade.
Duração da atividade;
Momento do dia durante o qual irá realizar a atividade;
Recursos humanos e materiais necessários para desenvolver a atividade;
Descrição da a atividade que será trabalhada; Descreva cada atividade que irá realizar com seus alunos em detalhes para que nada fique no improviso.
Número de crianças com as quais irá realizar as atividades e onde, bem como o que irão fazer as restantes crianças enquanto aguardam a sua vez de realizar a atividade;
- Se pretender que as crianças se organizem em determinados grupos, defina-os previamente no plano de aula, delineando quem irá trabalhar com quem e anotando quem já realizou a atividade e quem irá ainda realizá-la.

  • Avaliação
Defina o que pretende avaliar de cada uma das atividades, expondo:
- O que irá avaliar;
Como irá avaliar (observação, registo da educadora, registo da criança, conversa, registo fotográfico, etc.);
Quando irá avaliar.

Avaliação posterior: 
Quais foram os objetivos alcançados e os que ainda não foram alcançados depois da aplicação da aula. Que obstáculos prejudicaram o alcance destes objetivos como saná-los na próxima aula.

Não esqueça...
Todas as atividades deverão levar em conta o grupo de crianças com as quais as irá desenvolver, de forma a que estas sejam significativas e produtivas. Para tal, deverá analisar as idades das crianças, o seu desenvolvimento, os seus interesses e necessidades educativas.

Encontre  aqui um :Modelo de plano de aula na Educação Inantil

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