"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pesquisa científica no Ensino Médio formação de professores da preparação à apresentação

Escolhendo o tema...

Primeiro passo: propomos aos alunos da formação de professores do 3º ano da Escola Estadual Alcindo Guanabara de G./RJ que fizessem uma reflexão do estágio nas escolas do ano anterior e que anotassem as dificuldades encontradas e situações que chamaram a atenção durante o período que estiveram ali como observadores daquela realidade.

Segundo passo: recolhemos o material produzido pelos alunos e fizemos uma primeira análise. E uma segunda análise foi feita desta vez junto com os alunos. Separamos os relatos semelhantes e analisamos quais destes relatos poderiam gerar um tema de pesquisa. Assim chegamos ao consenso e definimos um tema e o problema.

Terceiro passo: com o tema escolhido, através de uma pesquisa exploratória, buscamos materiais escritos que nos dessem subsídios a nossa pesquisa. Buscamos materiais a partir de pesquisa bibliográfica em livros, sites, revistas afim de coletar dados que ampliasse nossa visão sobre o tema. 

Quarto passo: de posse de alguns dados começamos a delinear o projeto de pesquisa. Como o projeto é de toda a turma dividimos as tarefas entre os grupos formados previamente. Assim cada grupo ficou responsável por desenvolver sua parte no projeto. Através de um sorteio dividimos as etapas do projeto entre os grupos: introdução, objetivos, justificativa, revisão teórica (que já estava pronta na pesquisa exploratória), metodologia e cronograma e montamos o projeto.

Quinto passo: De posse do projeto de pesquisa demos início a investigação, separamos o tema por assunto a ser estudado. Começamos a coletar as informações na revisão bibliográfica e no campo de pesquisa que no nosso caso foram as escolas de nossa comunidade. Fizemos observações sistemáticas e entrevistas para coletar informações sobre tema.

Sexto passo: analisamos as informações coletadas e começamos a escrever a nossa pesquisa. Dividimos novamente o trabalho, desta vez cada grupo ficou com um capítulo da pesquisa. Na introdução relatamos como chegamos ao tema e ao problema, escrevemos também a justificativa da pesquisa e o método utilizado para coletar as informações, os objetivos gerais e os específicos. Informamos também uma prévia de cada capítulo resumidamente. Nos outros capítulos relatamos os conteúdos pesquisados por assunto. Na conclusão buscamos informar se as nossas hipóteses se concretizaram e se conseguimos responder ao problema de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário