"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 29 de outubro de 2016

Trabalhando as etapas do Método Científico no Ensino Fundamental


Observação  da germinação da semente de alpiste

Confecção da cabeça ecológica  (ver vídeo abaixo do texto)

Trabalhando as etapas do método científico

 Exemplo:


Objeto de observação: cabeça ecológica  
Confeccionamos a cabeça ecológica e mergulhamos a cabeça na água e colocamos encima da pia perto da lateral da janela. A cabeça foi molhada uma vez por dia com pequenas gotas bem de leve. A semente levou aproximadamente 5 dias para começar a germinar.

Anotações sobre a observação da cabeça ecológica:
Apos  5 dias da confecção da cabeça ecológica já se nota as sementes se eclodindo.
No 6º dia começamos observa o surgimento de alguns filamentos avermelhados.
No 7º dia já se vê as raízes na parte de baixo da cabeça, na parte de cima já bem visível saindo das astis avermelhadas e delas os filamentos verdes. Nota-se que na parte esquerda da cabeça as sementes estão germinando mais rápido o lado direito talvez seja o fator luz. Ao observar esse fato viramos a cabeça para o lado contrário para ver o que acontece.
No 8º dia observamos que deu certo! Ao virar o lado que não germinou para luz já se notou que as astis avermelhada surgirem.
No 9ª dia  as astis já estão bem crescidas o filamento maior apresenta 8cm. O lado que foi virado pra luz, apesar  de está menor desenvolveu bem.
No 10º dia se nota as folhinhas bem desenvolvidas.

Questionentos sobre objeto de pesquisa:
Alguns exemplos: Quais são as condições para que a germinação aconteça? Quais fatores podem comprometer a germinação? Porque as sementes geminaram no pó de serra?

Formulação de hipóteses sobre o objeto o observado:
Alguns exemplos: A germinação acontecerá devido às condições que serão favoráveis. Se faltar pelo menos um fator não fará diferença para que a germinação aconteça. A germinação acontecerá no pó de serra por se assemelhar a terra.

Experimentação: A cabeça ecológica 
Alguns exemplos: Conclusão do Experimento: Podemos comprovar que os fatores umidade, calor e luz são essenciais para que a germinação aconteça. Observamos que a falta de pelo menos um desses condicionantes, pode comprometer a germinação.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário