sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Projeto Semana de Valorização da Cultura Afro-brasileira Educação infantil e Alfabetização Ensino fundamental


Projeto: Semana do Dia da Consciência Negra 

O projeto a seguir tem como objetivo abordar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. Este dia foi escolhido para homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto nessa data em 1695. O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade livre formada por escravizados fugitivos localizados na Serra da Barriga, região que hoje é o estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares se destacou como um líder carismático e habilidoso, lutando contra a escravidão e defendendo a liberdade dos negros no Brasil colonial. Ele se tornou um símbolo de resistência e luta contra a opressão, sendo uma figura central na história da resistência negra no Brasil.

Em 2003, com a Lei nº 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, que o Dia da Consciência Negra foi oficialmente reconhecido como feriado em diversos municípios brasileiros. Posteriormente, em 2011, a Lei nº 12.519 instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, ampliando o reconhecimento da importância desses dados para a história e cultura brasileira.

A Consciência Negra é um movimento que tem como objetivo principal a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. É um dado para se lembrar da resistência do povo negro contra a escravidão, da discriminação racial e das desigualdades sociais que persistem até os dias de hoje.

Público-alvo do projeto: Educação infantil, faixa etária: (crianças pequenas 4 e 5 anos) e Ensino fundamental 1º ano. Projeto alinhado a BNCC. Tempo estimado de duração do projeto: 20 aulas. 

Principais Aspectos abordados no projeto

História e Resistência: A Consciência Negra remete à história de luta e resistência dos negros contra a escravidão, especialmente nos quilombos, comunidades autônomas formadas por escravizados que escaparam das plantações. Zumbi dos Palmares é o símbolo máximo dessa resistência no Brasil.

Combate ao Racismo: A data serve como um lembrete para combater o racismo em todas as suas formas. É uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial e para destacar a riqueza cultural, histórica e social da população negra.

Cultura Afro-brasileira: A Consciência Negra também é uma ocasião para celebrar uma rica cultura afro-brasileira, que influenciou profundamente a identidade brasileira. Isso inclui música, dança, culinária, religião, literatura e outras manifestações culturais.

Educação e Conscientização: É uma oportunidade para educar as pessoas, especialmente os jovens, sobre a história e as contribuições dos afrodescendentes para a sociedade. A conscientização é fundamental para combater estereótipos e preconceitos.

Reconhecimento e Valorização: A Consciência Negra é um momento para reconhecer e valorizar as contribuições dos afrodescendentes em diversas áreas, como ciência, política, esportes, arte, entre outras.

Inclusão e Diversidade: A celebração da Consciência Negra também destacou a importância da inclusão e diversidade em todos os setores da sociedade, incluindo escolas, empresas, instituições públicas e privadas.

Em resumo, a Consciência Negra é mais do que uma simples comemoração; é um chamado à reflexão, à empatia e à ação contra o racismo estrutural, promovendo um ambiente mais justo, igualitário e inclusivo para todos.

Título do Projeto: Celebrando Nossa Herança Africana: Conscientização, Educação e Respeito

Educação infantil: faixa etária (crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Campo de experiências da BNCC:
Eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO6) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Ensino fundamental 1º ano Ensino religioso e Arte

Unidades temáticas: Identidades e alteridades, artes visuais

Objetos de conhecimentos: O eu, o outro e o nós, imanência e transcendência, processos de criação


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. (EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos gerais:

Valorizar as contribuições dos povos africanos para a formação cultural brasileira.

Reconhecer e valorizar as contribuições dos afrodescendentes em diversas áreas, como ciência, política, esportes, arte, entre outras.

Objetivos específicos:

Conviver com as diferenças culturais e raciais aprendendo dialogar de forma altruísta.

Identificar aspectos da história, cultura e lutas dos afrodescendentes no Brasil.

Participar de atividades práticas, refletindo sobre o respeito mútuo e a compreensão entre todas as culturas e etnias.

Sugestão de livros para contação de histórias ou mediação de leitura.

Lista de livros de histórias infantis que abordam a cultura afro-brasileira e são ótimos recursos para trabalhar esse tema com crianças:

Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente de Matthew A. Cherry.

"A Cor de Coraline" de Alexandre Rampazo - identidade Um livro que aborda o tema da e acessível, mostrando a história de uma menina negra que deseja ter cabelos loiros como os da mãe.

"Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado - Conta a história de uma menina negra muito bonita e de como os coelhos da atmosfera tentando descobrir o segredo de seu coração de pele.

"Omo-Oba: Histórias de Princesas" de Kiusam de Oliveira - Um livro que apresenta histórias de princesas africanas, promovendo a representatividade e a autoestima das crianças negras.

"Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes" de Elena Favilli e Francesca Cavallo - Embora não seja exclusivamente sobre a cultura afro-brasileira, este livro apresenta histórias de biodiversidade de mulheres de diversas origens, incluindo algumas figuras afrodescendentes, que podem servir como modelos para crianças.

"A Princesa de Burundi" de Eliana Martins - Um livro que conta a história de uma princesa africana e suas aventuras, mostrando valores e tradições africanas.

"O Pequeno Príncipe Preto" de Rodney William - Uma adaptação do clássico "O Pequeno Príncipe" com um protagonista negro, promovendo a representatividade na literatura infantil.

"As Tranças de Bintou" de Sylviane A. Diouf - Um livro que celebra a beleza e a importância das tranças na cultura africana, contando a história de uma menina que quer trançar seu cabelo como as mulheres mais velhas da aldeia.

"O Cabelo de Lelê" de Valéria Belém - Um livro que fala sobre a diversidade de tipos de cabelo e promove a acessibilidade das características naturais, especialmente em crianças negras.

Zumbi, o Pequeno Guerreiro, o livro conta sobre a criação do Quilombo dos Palmares durou mais de cem anos e seu líder mais conhecido foi Zumbi, que atualmente faz parte da galeria oficial de heróis brasileiros. Como terá sido a infância de Zumbi? Incomodado por essa pergunta e usando livremente sua imaginação, Kayodê cria uma história com muita reflexão, ação e humor. Este livro convida o leitor a fazer uma pequena viagem e traz subsídios para se conhecer um pouco mais a história afro-brasileira.

"Menino de Engenho" de José Lins do Rego (Adaptado para crianças por Walcyr Carrasco) - Embora seja uma leitura mais avançada, essa é uma adaptação de um clássico da literatura brasileira que aborda questões sociais e raciais no contexto do Nordeste brasileiro.

Lembre-se de verificar a faixa etária recomendada para cada livro e escolher aqueles que se adequam ao grupo de crianças com o qual você está trabalhando. Esses livros proporcionam uma excelente base para aprender sobre a cultura afro-brasileira de maneira envolvente e educativa.

Atividades do Projeto

Leitura e roda de conversa: a primeira atividade deve ser significativa para que as crianças entendam o contexto e a importância de se comemorar este dia. Contar a história de como foi formado o Quilombo dos Palmares e de seu herói traz uma luz importante para se comemorar esta semana com entusiasmo, valorizando a importância do dia 20 de novembro. Zumbi, o Pequeno Guerreiro que pode ser encontrado em forma de vídeo no youtube.Aqui

Oficina de produção de cabelos: Escolha uma das histórias apresentadas acima que fale das características do cabelo afro e conte para turma, e em seguida produza uma oficina de penteados como tranças e outros modelos de penteados que valorizem os cabelos crespos.  O objetivo é trazer de uma forma leve e divertida o assunto.

Oficina Qual é a minha cor: Para esta oficina, o professor poderá começar com a leitura do livro "A Cor de Coraline". Logo depois da leitura fazer questionamento sobre o que foi lido, buscando enfatizar a diversidade de traços físicos, observando a tonalidade da pele de cada aluno. O professor entregará desenhos semiprontos de rosto e irá pedir para que eles se representem usando a cor de lápis para pintar o desenho. 👉Folha de atividades no final da página👇 Livro disponível na Amazon

Brincadeiras de origem africanas: Pesquise com os alunos brincadeiras africanas e proponha que brinquem e apresentem essas brincadeiras na Semana da Consciência Negra para os colegas de outras turmas. Veja brincadeiras aqui!

Oficinas Culturais: Realiza oficinas de música, dança e artesanato africanos e afro-brasileiros. Isso não apenas ensina sobre a cultura, mas também promove a apreciação dela.

Reconto de histórias:  Peça aos alunos para criarem um livro recontando a história do Zumbi, o Pequeno Guerreiro. Para as crianças menores poderá ser apresentado em forma de desenhos. Para os maiores desenhos e textos.

Concurso de desenho: Realizar com a turma um concurso de desenho relacionados à temática da Consciência Negra. Isso incentiva a expressão criativa e a compreensão mais profunda da cultura afro-brasileira.

Culinária de origem africana: aproveite o momento para fazer pesquisas junto com os alunos sobre a culinária apreciada no Brasil que são de origem africana. Escolha por votação um prato de origem africana para cozinhar juntos com os alunos da turma.

Desfile de roupas de origem africana: Faça uma pesquisa com os alunos sobre os estilos de roupas que são usados nos países africanos e realize um dia especial durante uma semana da Consciência Negra onde os alunos e professores são encorajados a vestirem roupas tradicionais africanas ou afro-brasileiras para celebrar e honrar a cultura.

Avaliação:

A avaliação se dará com base na participação dos alunos, compreensão demonstrada, criatividade nas atividades e respeito mostrado aos colegas de diferentes origens e minorias. Realize uma assembleia escolar no final da semana para compartilhar o que foi aprendido e realizado durante a Semana da Consciência Negra.

Esse tipo de projeto não apenas educa os alunos, mas também ajuda a criar um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todos. Certifique-se de envolver os alunos nas atividades, incentivando a empatia, a compreensão e o respeito.

Folhas de atividades:

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