"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização; as Ciências tratarão da vegetação local; as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali. Mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação. 


Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar da localização do Cristo, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais no entorno. 

A interdisciplinaridade é o esforço de fazer dialogar diferentes campos disciplinares.  A interdisciplinar contemplada nos PCNs assume como fundamento de integração a prática docente comum voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências comuns aos alunos. Promovendo assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos, que estão acima de quaisquer conteúdos disciplinares. Portanto, a interdisciplinaridade na escola deve contemplar as disciplinas criando um conceito de totalidade, onde os alunos possam compreender que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores, e que a soma de todos formam uma complexidade. Na interdisciplinaridade existe uma cooperação, um diálogo entre as disciplinas

Já na transdisciplinaridade é uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. Essa prática somente será viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento. “A transdisciplinaridade não é a busca do domínio de várias disciplinas, mas a abertura de todas àquilo que as atravessa e ultrapassa.” (NICOLESCU,2001,p.160). É, assim a cooperação entre todas as disciplinas, envolvendo uma complexidade maior e eliminando as barreiras entre as disciplinas do currículo escolar. 


Como ensinar relacionando disciplinas:   

Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes. 

Como um professor especialista, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina. 

Inclua no planejamento ideias e sugestões dos alunos. 

Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia. 
Pesquise com os estudantes. 

Faça um planejamento que leve em consideração os conceitos podem ser explorados por outras disciplinas. 
Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias. 

Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho. 

Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.


Referências:
NICOLESCU.Basarab. O manifesto da transdiciplinaridade.2. ed.São Paulo: Trion, 2001.

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