Relação professor-aluno
“A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento... O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse público; na medida em que o percebe enquanto desejo e sente enriquecido por ele.” (EINSTAI)
O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas.
A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.
O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais.
Ser professor requer saberes e conhecimentos científico, pedagógico, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações adversas, incertas, conflituosas.
Natureza da atividade docente
Proceder á mediação reflexiva e crítica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando o modo de pensar, sentir, agir e de produzir conhecimentos.
Ensinar exige:
Habilidade em comunicar com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo;
Estimular a motivação e satisfação, promovendo o relacionamento;
Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes.
Ensinar implica em:
Relações interpessoais como os estudantes;
Solicitar e dar feedaback aos alunos;
Liderança indireta em sala de aula;
Tratar individualmente o aluno dentro do coletivo.
Postura pedagógica do professor
Dimensão do relacionamento: forma como o professor percebe o ensino e administra a diferentes situações na relação professor-aluno.
Dimensão cognitiva- aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que torna o conhecimento acessível ao aluno.
Dimensão de relacionamento
Perceber no todo da classe as particularidade de seus alunos;
Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgirem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem preconceito de natureza pessoal;
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade;
Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participação ativa na sala de aula.
Relações interpessoais
Exige inteligência interpessoal;
Aprende a lidar com o outro nas situações conflitantes;
Ética, respeito, valorização.
Formar é essencialmente educar.
Fonte desconhecida
“A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento... O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse público; na medida em que o percebe enquanto desejo e sente enriquecido por ele.” (EINSTAI)
O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas.
A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.
O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais.
Ser professor requer saberes e conhecimentos científico, pedagógico, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações adversas, incertas, conflituosas.
Natureza da atividade docente
Proceder á mediação reflexiva e crítica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando o modo de pensar, sentir, agir e de produzir conhecimentos.
Ensinar exige:
Habilidade em comunicar com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo;
Estimular a motivação e satisfação, promovendo o relacionamento;
Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes.
Ensinar implica em:
Relações interpessoais como os estudantes;
Solicitar e dar feedaback aos alunos;
Liderança indireta em sala de aula;
Tratar individualmente o aluno dentro do coletivo.
Postura pedagógica do professor
Dimensão do relacionamento: forma como o professor percebe o ensino e administra a diferentes situações na relação professor-aluno.
Dimensão cognitiva- aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que torna o conhecimento acessível ao aluno.
Dimensão de relacionamento
Perceber no todo da classe as particularidade de seus alunos;
Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgirem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem preconceito de natureza pessoal;
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade;
Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participação ativa na sala de aula.
Relações interpessoais
Exige inteligência interpessoal;
Aprende a lidar com o outro nas situações conflitantes;
Ética, respeito, valorização.
Formar é essencialmente educar.
Fonte desconhecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário