domingo, 17 de novembro de 2013

Dicas de filmes educacionais para Curso Médio Normal



O filme “O Triunfo” fala sobre as dificuldades que um professor novato enfrenta em uma escola pública onde tem a difícil tarefa de ensinar uma turma de alunos considerados os piores da instituição, fazendo até mesmo com que alguns educadores simplesmente desistam de ensiná-los devido a  extrema indisciplina.

Mesmo assim, o professor Ron Clark se dispõe a dar aulas a esses alunos que são excluídos por serem violentos e cometer pequenas infrações. Mas isso não foi nada fácil ele teve que enfrentar a rejeição e a indiferença dos alunos. Ele então tenta conhecer melhor a realidade na qual  vivem para tentar compreendê-los.


Depois que o professor conhece melhor a difícil realidade de seus alunos ele começa a elaborar novos métodos de ensino. Ele ensina a importância da união e do amor ao próximo, chegando a formar o que deram o nome de família. Daí em diante a turma aos poucos foi melhorando seu desempenho  escolar e vencendo suas dificuldades de relacionamento entre o grupo e sua relação como o mundo que os cercam. 

O filme nos faz pensar sobre a dimensão do relacionamento professor-aluno desse modo a responsabilidade do professor é:
  • Perceber no todo da classe as particularidade de seus alunos;
  • Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgirem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem preconceito de natureza pessoal;
  • Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade;
  • Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participação ativa na sala de aula.

Como trabalhar o filme em sala aula:

Este filme sugere muitos temas a serem trabalhados, mas aqui vamos explorar as relações interpessoais e as estratégias que podemos utilizar para planejar nossas aulas.  

Perguntas para análise do filme:

a) Qual foi a estratégia  que o professor utilizou para ensinar aquela turma?

b) Qual a importância das relações interpessoais para o aprendizado na escola?

c) Quais requisitos necessários aos professores para que o trabalho pedagógico aconteça de forma satisfatória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário