sábado, 7 de junho de 2014

A Importância da Literatura na Educação Infantil

A cultura  literária, no Brasil  não alcança a todos como deveria, até porque não se criou esse habito na infância . Os estudantes brasileiros ficaram em 51° lugar no ranking de leitura entre 65 países, segundo indica uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 

Quando se fala em leitura com os jovens, estes se mostram desinteressados, pois a maioria dos jovens diz não gosta de ler.  Podemos afirmar que no mundo atual a leitura é essencial, e é através dela que adquirimos informações, aprendemos e  interferimos na realidade.

É preciso reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam ( na infância). É importante incentivar as crianças a lerem desde cedo, pois assim a leitura se tornará um costume. 

Dentre todos os artistas da Literatura Infanto-Juvenil, um dos que mais se destaca é Pedro bandeira. Suas obras encantam dos pequeninos até os mais velhos, particularmente, destaco “A droga da obediência” seu livro de  maior sucesso, o qual me encantou.

De modo geral, a leitura está em todos os lugares no nosso dia a dia, mas é sentando e lendo um bom livro é que se aprende a ter novos pensamentos e a identificar lugares e costumes de determinadas épocas. É através da leitura que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano e em virtude disso devemos dar a devida importância. Por  Isabella Queiroz

Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal dos professores de cheche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. 

Por que ler
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.

Quem lê
Como a maioria das crianças de creche e pré-escola não é alfabetizada, a leitura deve ser feita pelo professor. Mas é essencial deixar que todos manipulem os exemplares. Incentive-os a folhear as páginas, observar as imagens e os textos e levar as obras para casa.

Como ler
Existem dois modelos básicos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi explicado acima, e a roda de leitura, em que o professor lê para toda a turma. Nesse caso, é preciso sempre planejar a atividade, da escolha do texto às formas de interação. "A apresentação, a seleção e a preparação prévias, os motivos explicitados, a consideração do leitor, o incentivo aos comentários posteriores e o clima criado devem ser intencionais, e não obras do acaso", explica Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisalá, em São Paulo, no texto Quem Conhece Pode Escolher Melhor. Da mesma forma, o momento da leitura exige postura adequada, entonação de voz e uso correto das ilustrações para ajudar a conduzir a narrativa. No fim, é muito importante coletar as impressões da garotada, o que pode ser feito com perguntas simples: de qual parte da história cada um mais gostou (e por quê), o que chamou mais a atenção em cada personagem, qual ponto provocou mais alegria (ou medo, preocupação etc.). Esse momento de pensar sobre o que foi lido e expressar opiniões é um comportamento típico de quem gosta de ler - e vale para toda a vida. E não se esqueça de que essas opiniões podem (e costumam) ser diferentes. Essa troca também é boa para estimular os pequenos a aprender a ouvir o que os outros têm a dizer.

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml

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