Batatinha frita 1,2,3
Número de
participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar
livre recreio ou rua.
Como se
joga: um dos participantes é escolhido para ficar à frente do jogo. Os demais
devem ficar a uma distância.
Dado o sinal de início, o participante que está na frente
vira de costas e diz e diz: “batatinha frita 1,2,3”; quando se virar, todo os
outros devem parar.
Outros participantes, por sua vez, têm que correr neste meio
tempo e tentar alcançar quem está na frente.
Quem conseguir alcançá-lo tomará o seu lugar e a brincadeira
recomeça. Se ninguém conseguir, aquele está na frente permanece lá até que isto
aconteça.
Cabra-cega
Número de
participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar
livre.
Como se
joga: dispõem-se as crianças em círculo, dentro do qual permanecerá um jogador
de olhos vendados, a “cabra-cega”. Dado o sinal de início as crianças da roda
perguntam:
Cabra-cega de onde vieste?
Do moinho de
vento.
Que
trouxeste?
Fubá e
melado.
Dá-nos um
pouquinho?
Não.
Então
afaste-te.
As crianças largam as mãos e, espalhadas pelo campo, deverão
fugir da cabra cega desafiando-a, sem tocá-la. Esta, ouvindo os desafios,
tentará pegá-los. Quando conseguir tocar em um dos participantes, tirar-se a
venda e ela escolherá uma substituta. O jogo termina com a substituição da
cabra-cega.
Existe várias variações da música, embora as regras são as
mesmas:
Cabra-cega
de onde vens?
Do moinho.
Que trazes?
Pão e vinho.
Me dá um
pouquinho?
Não.
Gulosa, gulosa.
Origem: Segundo
Rodrigo Caro, este era o jogo popular entre as crianças da Roma Imperial.
Encontrado também em documentos da Idade Média e do Renascimento. Veio para o
Brasil com os portugueses e espanhóis.
Coelhinho sai da toca
Número de
participantes: indeterminado
Local:
recreio
Como se
joga: Os participantes formam um grande círculo, divido em trios; dois ficam de
mãos dadas (formando a toca) e o terceiro fica no meio, representando o
coelhinho. No centro do círculo ficam duas ou mais crianças que serão os
coelhinhos sem toca. A um sinal combinado, todos os coelhos mudam de toca, e as
crianças que estão no centro da roda tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que
ficarem sem toca irão para o centro, dando continuidade ao jogo.
Galinha choca
Número de participantes:
3 ou mais jogadores.
Local: ao ar
livre.
Material
necessário: Bola ou lenço.
Como se joga: Cada criança deve fazer um círculo – “choco”-
e ficar dentro dele. Uma das crianças, utilizando a fórmula abaixo, determina
quem será galinha choca:
Uni duni trê
Salamê
minguê
O soverte
colorê
Foi
escolhido por você
A galinha choca corre com uma bola em volta dos “chocos” e,
disfarçadamente, ela deixará cair a bola atrás de um companheiro.
Este deve pegar a bola e correr atrás da galinha choca; se
conseguir tocá-las antes que entre no seu círculo ou “choco”, não será a
próxima galinha choca.
Caso contrário, passará a fazer o papel de galinha
choca.
Garrafão
Número de
participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar
livre recreio ou rua.
Material: Giz
Como se joga: Desenhar um garrafão bem grande no chão. O “garrafeiro”
fica dentro da garrafa e as demais crianças ficam fora, andando na linha
traçada em forma de garrafa. Quem passar pelo gargalo do garrafão deverá ser
puxado para dentro pelo “garrafeiro”.
Morto-vivo
Número de
participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar
livre recreio ou rua.
Como se
joga: uma criança fica encarregada ser a pessoa que vai dizer as palavras morto
e vivo. As outras crianças devem ficar perfiladas em pé quando o animador dizer
a palavra morto as crianças se abaixam, quando animador dizer a palavra vivo as
crianças se levantam, a criança que levantar quando o animador dizer morto e
vice- versa sai da brincadeira, deste modo o animador vai intercalando até alguém
errar e sair. Aquele que sobrar ganha a brincadeira.
Dança das cadeiras
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: sala de aula ou sal de estar.
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: recreioOs jogadores ficam um ao lado do outro sobre uma linha traçada no chão. A uma distância de dez a doze metros ficam um participante de costas para o grupo. Dado o sinal de início, a criança que está de costas para o grupo conta rapidamente até um número inferior a dez, enquanto as outras avançam, adanado ou correndo, procurando alcançá-la. De repente, esta interrompe a contagem e volta-se de frente para os companheiros, que devem parar imediatamente. Se a criança destacada, ao voltar-se para o grupo, vir alguém em movimento, fará este jogador retroceder à linha de partida para recomeçar. Os demais permanecem no lugar onde pararam. A criança destacada volta-se novamente de costas para o grupo e recomeça a contagem, procedendo mesmo da mesma forma até algum jogador alcançá-la. Quem primeiro tocar a criança que estiver contando, irá substituí-la.
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