quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Atividade: Trabalhando Ética na Escola

O que é ética?
Conjunto de ações que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual. 
Apresentei e discuti como os alunos as atitudes éticas do professor e também dos alunos. Após trabalhar o conceito de ética com os alunos o propus a atividade abaixo para fixar o conceito aprendido. Eu apliquei essa atividade nas minhas turmas de segundo ano do Ensino Médio do Curso Normal. Expliquei que poderiam criar em cima das situações apresentadas. 
Atividade:  fazer pequenas representações usando as situações apresentadas abaixo, buscando explicar “a moral da história”, usando o conceito da ética:
  
1-      Um professor expõe a todos da sala que  um  aluno não atingiu a pontuação na prova porque não é suficientemente inteligente. 

2-      O professor pede trabalho em grupo e um aluno não participa da elaboração deste trabalho e pede aos colegas para que coloque o nome dele no trabalho. 

3-      Um diálogo entre duas crianças:
Mariazinha - Eu gosto da cor vermelha. 
Aninha - eu gosto da amarela. 
Mariazinha – Mas a cor vermelha é a cor mais bonita que existe!
Aninha – Eu prefiro a amarela.
Mariazinha – A cor vermelha é a correta a se gostar. Ela é a cor do nosso sangue, por isso você deve gostar dessa cor. Quem gosta da cor amarela não é uma pessoa legal.  

4-      Na sala de aula o professor aplica uma aprova e o aluno pede ao seu colega que lhe passe a resposta da prova. E o professor flagra e toma a prova dos dois alunos. O aluno que pediu cola ao colega diz ao professor para não tirar a prova do seu colega por que ele não teve culpa. Como interpretar este ato dialogando eticamente?

5-      Na sala de aula, uma aluna sempre vem para escola suja e mal vestida. A professora não dá atenção a esta aluna, afinal de contas se nem seus pais dão atenção a ela porque ela deve dar. Pensa a professora... É melhor não ter alunos assim na sala de aula! 

6-      Um estudante entra no ônibus e senta no lugar preferencial (aqueles destinados a idosos, gestantes e mães com crianças de colo). No próximo ponto entra uma idosa e pede o lugar ao estudante. O estudante diz que não vai levantar porque ele chegou primeiro.


Foto da enquete representando uma cena do cotidiano: Idosos e mulheres grávidas em um ônibus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário