quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Orientações para redigir relatórios de desenvolvimento infantil.





Orientações para redigir relatórios de desenvolvimento infantil. 
Como usar bem as palavras para escrever relatórios educacionais. 
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios.

Termos que não devem ser usados
Termos apropriados para usar
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado, dominando apenas...
Não tem limites
Apresenta dificuldades de autocontrole pois...
Tem costume de furtar
Apresenta dificuldades de autocontrole pois quando...
É nervoso
Não desenvolveu habilidades para convivência escolar, pois...  
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflitos; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
É largado da família
Apresenta desassistido pela família, pois...
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos. Tem dificuldades em cumprir regras.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mas precisa desenvolver...
É apático e distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas. Muitas vezes para se desligar da realidade
É mentiroso
Costuma usar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes do colega.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho.
É sonso e dissimulado
Em situação de conflito se coloca como expectador, mesmo quando esta clara a sua participação.
É mimado
Aparenta atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas as suas vontades.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, apresentando desanimo e cansaço, porém, logo parte para brincadeiras e outras atividades.  
É deprimido, isolado, antissocial
Evita o diálogo e o contato com colegas e professores preferindo permanecer sozinho  
É tagarela
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando o momento em que o grupo de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras improprias para o ambiente escolar.
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para a sua idade e para convívio em grupo, tais como...
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.


ATENÇÃO: Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala.

O educador eterniza em cada ser que educa (Paulo Freire)  

Recebi de uma orientadora de uma escola onde trabalhava, foi muito útil para mim e hoje estou compartilhando com vocês! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário