sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Plano de aula meios de transporte Educação Infantil BNCC



Atualizado em 22/04/2020


Tema da aula
Meios de transporte

Campos de experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos

Faixa etária da Educação Infantil
Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Objetivos específicos 
Identificar e diferenciar os meios de transportes e suas peculiaridades.
Realizar movimentos de coordenação motora e a atenção visual.
Confeccionar carrinho com materiais recicláveis.
Cantar música sobre o tema apresentado.



Incentivo Inicial

Música Meios de Transporte

Eliana

Eu vou viajar de avião, de
avião, de avião
é um meio de transporte
pelo ar
Então vou voar

Vou viajar, vou de navio,
de navio, de navio
É um meio de transporte
pelo mar
Eu vou navegar!

Eu vou viajar eu vou de
trem, vou de trem,
vou de trem
É um meio de transporte
pelo chão
Eu vou no vagão

Eu vou viajar de avião...

Eu vou viajar, vou trem
Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch!
É um meio de transporte
pelo chão
Eu vou no vagão


Atividade 1
Apresentado os meios de transporte:
´
Vídeo abaixo com a música da Eliana
Atividade 2
Apresente os meios de transporte por meio de imagens explicando suas finalidades e funcionalidades. Deixe que as crianças exponham suas ideias sobre o tema aula através da expressão oral, descrevendo cada meio de transporte mostrados nas figuras. Faça atividade individualmente para que haja mais aproveitamento da experiência por cada um.  

Sistematizando: 
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, barcos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).
O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte. Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

🚨 Vídeo educativo para crianças da alfabetização e educação infantil com o tema tipos de meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos. Clique na imagem e assista 👇👇👇




Pinte os tipos de meios transporte de acordo com as cores pedidas. 

Atividade 3 
Proponha as crianças que desenhem e escreva ( usando a escrita espontânea) o meio de transporte que mais utiliza em seu dia dia para se locomover.


Atividade 4
Reforçando o aprendido:
Recorte de jornais e revistas exemplos de meios de transporte.

 


Atividade 5
Escreva que tipo de transporte é esse e pinte bem bonito. 



Materiais:
Vídeos meios de transporte, música Eliana: meio de transporte, folhas com atividades.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.

Referências:

Fonte das atividades:

https://br.pinterest.com/pin/614600680367943052/?lp=true

Fonte da música:
https://www.vagalume.com.br/eliana/meios-de-transporte.html

Fonte dos textos:
https://escolakids.uol.com.br/meios-de-transporte.htm

22 comentários:

  1. Plano de aula muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu plano de aula e me auxiliará no meu em junho obrigada 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima proposta. Adorei as ideias. Parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  3. Amei viu me ajudou muito em meu plano de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é excelente, parabéns este plano é ótimo, gostei muito ✨

      Excluir
  4. Obrigada Por nós ajudar na elaboração de aulas mais dinâmicas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do teu plano de aula. Aproveitei as ideias pra aplicar com os meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, feliz com seu com seu comentário!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  6. Parabéns e muito obrigadaaa! Seus planos são maravilhosos e me ajudam muito ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  7. Amei o seu planejamento, é muito bom parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  10. Oi Cláudia boa noite amei seu plano mim ajudou bastante obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  11. Bom dia, seu plano de aula me ajudou bastante. Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  12. Mto bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir