Campo de experiência da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças
Público alvo:
Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária)
Tema da aula:
Meio físico e seus elementos
Objetivos de Aprendizagem:
Classificar objetos diversos discriminando pelo tamanho: grande, pequeno e médio.
Participar de atividades que desenvolva a capacidade de observação e percepção visual.
Participar de atividades que desenvolva a capacidade de observação e percepção visual.
Conteúdo atualizado em 7 de maio de 2019
Incentivo Inicial
Vídeo muito interessante para trabalhar o conceito de grande, pequeno e médio. A medida que o narrador conta a história vai falando dos objetos e seus tamanhos. Exemplo três tigelas de mingau na mesa: uma grande, uma média e uma pequena. E assim vai falando sobre os objetos dando enfase no conceito.
Vídeo Cachinhos Dourados e os Três Ursos - Histórias e contos para Crianças
https://www.youtube.com/watch?v=hBtYBPxRHC0
Atividade 1
Primeira etapa: O professor colocará em um local diversos objetos de diversos tamanhos. Incentivará a manipulação e o agrupamento dos materiais em grande, pequeno e médio. O professor explorará junto com a turma o conceito. Para facilitar a compreensão o professor poderá fazer caixas no tamanho grande, pequeno e médio e as crianças vão separando mediante a observação dos tamanhos das caixas.
Segunda etapa: O professor distribuirá para cada criança (círculos de cartolina de cores diferentes) nos tamanhos grande,pequeno e médio. Todos devem sentar de frente para professor que pronunciará grande, todos deverão apanhar a circulo grande. O mesmo processo se repetirá o com pequeno e o médio.
Atividade 2
Atividade 3
Referência da imagem: http://bloguinhodapro.blogspot.com/2013/05/cachinhos-de-ouro.html
Referência da imagem: http://bloguinhodapro.blogspot.com/2013/05/cachinhos-de-ouro.html
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Amei todos esses conteúdos!!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!!!
ExcluirAmei
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
Excluiradorei!!!
ResponderExcluirAmei.Me ajudou muito
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirAmeiiiiii
ResponderExcluirPosso usar esses modelos pro meu estágio
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
ExcluirSim, pode!!!
ExcluirExcelentes conteúdos, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! muito feliz com seu comentário!!!
ExcluirPLANO DE AULA EXCELENTE MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR..
ResponderExcluirObrigada!!!! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirMuito boas esse plano
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!!
Excluircomo faço para receber ou ver materiais para educação infantil (EON)
ResponderExcluirParticipe de nossas redes socais.... como https://www.instagram.com/blogprofissaoprofessor/
Excluir