Produção textual: gênero textual quadrinhos
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de
leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural
e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos,
fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/
cartum, dentre outros.
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Objeto do conhecimento:
Leitura de imagens em narrativas visuais
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
Base Nacional Comum Curricular
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Objeto do conhecimento:
Leitura de imagens em narrativas visuais
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
Formação do leitor literário/Leitura
multissemiótica
Base Nacional Comum Curricular
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Público alvo: 2º 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Objetivos específicos:
Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.
Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura.
Produzir texto sobre o gênero apresentado.
Atividade 1
Apresentar aos alunos diversas histórias em quadrinhos deixando que eles explorarem seus conteúdos.
Atividade 2
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
Atividade 3
Apresentar a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias).
BALÕES
Após a leitura apresentar para os alunos o quadro acima contendo os diversos tipos de balões, o professor irá pedir aos alunos que identifiquem esses balões nas histórias em quadrinhos apresentadas no início da aula.
ONOMATOPEIAS
Trata-se de figura de palavra que especifica a reprodução de sons ou ruídos. Portanto, quando escrevemos um som, seja ele de que tipo for, estamos utilizando esta alternativa linguística.
Atividade 4
Explore junto com os alunos as palavras do quadro abaixo tentando descobrir os sons a que representam.
Atividade 5
Praticando a escrita: escreva a história para os personagens abaixo:
Revistas em quadrinhos, folhas com exercícios.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências:
Muito legal! Eu trabalho a história em quadrinhos com meus alunos do terceiro ano. Meu planejamento e parecido com o seu. Adorei as dicas das atividades 4 e 5. Introduzimos ao longo do bimestre os personagens principais da Turma da Mônica. Só um detalhe, talvez voce goste.goste.Introduzo o conteudo com um teatro de fantoches da turma da Mônica. Adoro ver quem ama o que faz. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada pela dica! Amei!
ExcluirGostaria de receber um plano anual do 3 ano. sandraprofeeab@gmail.com
ExcluirClaro que sim! Assim que tiver postarei aqui! Abraços!
ExcluirSeu trabalho é maravilhoso, este ano estou com o 4°ano do fundamental, e gostaria de trabalhar este gênero textual com a minha turma do fundamental.
ExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Valeu!!! Abraços!!!!
Excluirgostei dessas dicas , vou aplicá-las em minha Escola Periodo Intrgral Zona Norte SP, ótimo atigo
ResponderExcluirObrigada! Fico feliz em poder compartilhar!
ExcluirAdorei suas dicas, que nosso pai celestial continue te iluminando 👏👏👏😍
ResponderExcluirObrigada! Amém!
ExcluirMaravilho planejamento, que me auxiliou bem para colocar em pratica uma aula legal.Obrigada.
ResponderExcluirObrigada, por sua interação seu retorno positivo é muito importante para nosso trabalho!
ExcluirAdorei o seu planejamento. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Abraços!
ExcluirAMEI SEU PLANO. OBJETIVO , CLARO E COM ÓTIMAS IDEIAS! PARABÉNS! COM SUA PERMISSÃO, VOU COMPARTILHAR ALGUMAS DAS SUAS IDEIAS.
ResponderExcluirObrigada! Sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Pode compartilhar a vontade! Abraços! Gratidão!!!
ResponderExcluirObrigada adorei esse conteúdo de todas pesquisa feitas essa é realmente muito completa mais uma vez obrigada
ResponderExcluirObrigada, por sua avaliação é muito importante para mim! Me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!
ExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada, amei seu comentário!!!
ResponderExcluirParabéns, muito bom o seu plano de aula e suas dicas também!!
ResponderExcluirParabéns! Muito bom seu plano. Posso usar como base para um trabalho acadêmico? se sim, como referencia-lo?
ResponderExcluirOlá, obrigada por sua interação!!! Só fazer referência como em um trabalho acadêmico, colocar título, o nome do blog o link do plano. Obrigada por sua visita!!!
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
Excluirgostei muito, ótimo planejamento irei apenas adaptar ao nivel da minha turma...obrigada
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação!!! Seu feedback Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
ExcluirParabéns, Cláudia! Seu plano de aula, está muito bom. Posso adaptá-lo para trabalhar com os meus pequenos? Desde já, agradeço!
ResponderExcluirValeu! Obrigada por sua contribuição!!! Abraços!!!
ExcluirClaudia, meus parabens! Adoramos seu trbalho, claro e sucinto os alunos vao adorar!
ResponderExcluirObrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirGente, seu plano com HQ ficou excelente! Aproveitei muitas coisas e outras serviram de ideia para minha turma do 5 ano com bastante dificuldades de aprendizado. Obrigada!!!
ResponderExcluirObrigada por nos contar sua experiência! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirEu amei, estou trabalhando com meus alunos meus alunos do 5º ano. Muito obrigada.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns,trabalho maravilhoso,Deus abençoa sua vida por compartilhar seus saberes,estou passando p minha turma
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Amém!!!
ExcluirO conteúdo é excelente! Um plano de aula super elaborado e de grande valía😍
ResponderExcluirObrigada, seu comentário me enche de motivação!!!
Excluir