Plano de aula - Lugares Onde Vivemos
Na unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Objetivos de aprendizagem:
Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça, rua, bairro) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de forma cooperativa.
Tempo estimado: 4 aulas
Plano de aula: 1º ano do Fundamental - Geografia- O sujeito e o seu lugar no mundo
Lugar
"Lugar é o espaço percebido pelo homem; é aquele apropriado pelo seu e seus sentimentos. O lugar tem uma identidade que é dada pelos elementos que o compõem; o reconhecimento desses elementos possibilita ter certeza de onde o indivíduo se encontra. As pessoas mantêm relações individualizadas com o lugar em que vivem e podem através da fala expressar as mesmas." (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Geografia)
Atividade 1
Leitura da história "O bairro do Marcelo" de Ruth Rocha
Neste livrinho simples e divertido, o personagem mais
conhecido da Ruth Rocha — aquele de Marcelo, marmelo, martelo — apresenta para
o leitor o bairro ele onde vive. A cada página, nos deparamos com um lugar
diferente: de repente estamos na livraria, vendo livros de todo tipo; no
instante seguinte, no açougue, que o Marcelo acha que devia se chamar carneira
(manias desse garoto levado...), porque é lá que se vende carne etc.
Aos poucos, a gente percebe que os bairros do mundo são
todos iguais, ou pelo menos parecidos, e o do Marcelo talvez não seja tão
diferente do seu.
Desse modo a criança irá perceber as diferenças e semelhanças do bairro onde mora com o bairro do personagem do livro.
O livro "O bairro do Marcelo" em vídeo
Na roda de conversa o professor explicará como surgiram os bairros e sua composição, comparando assim com o bairro de Marcelo da história de Ruth Rocha. Buscando analisar as relações que se estabelecem com as pessoas que se conhecem no bairro.
O que é bairro?
O bairro é um conjunto de ruas, de praças e de moradias. Os bairros se dividem em residenciais, comerciais e rurais
Como sugiram os bairros?
Em razão do crescimento, as cidades passaram a ser divididas
por bairros para facilitar a localização dos endereços. Os bairros são compostos por casas, edifícios
residenciais e comerciais, escolas, parques e praças públicas. São formados
também pela comunidade, ou seja, o grupo de pessoas que moram no bairro.
Quando moramos muito tempo em um bairro passamos a conhecer várias pessoas e nos tornamos amigos. Isso é muito bom porque conviver com pessoas conhecidas nos dá segurança e tranquilidade.
É dever de todos cuidar e manter o bairro em que vivemos em ordem, respeitando os direitos e os deveres de toda a comunidade. Para saber mais sobre bairro!
Atividade 2
Construção de um livro da turma
Proponha aos alunos que desenhe e descreva sobre o bairro onde mora, fazendo assim, como o personagem da história. Monte um livro da turma sobre o bairro onde os alunos vivem. Fonte da atividade!
Atividade 3
O que é rua?
O professor conversará com a turma explicando o que é rua e como elas são importantes para a circulação de pedestres, carros, ônibus, bicicletas etc. e também são por elas que temos acesso a nossa casa e estabelecimentos comerciais em nosso bairro.
A rua é uma via por onde circulam pessoas, veículos, motos
e bicicletas. Em cidades do
interior encontramos animais passando pelas ruas.
Nas ruas podemos observar várias construções como casas,
prédios, indústrias, estabelecimentos comerciais, além do movimento de pessoas
e de veículos que transitam sem parar.
As ruas possuem histórias e nomes. Cada uma recebe um nome,
e cada casa ou prédio recebe um número para que seja possível a localização e a
identificação. Para saber mais sobre o assunto!
Fazendo pesquisa sobre a rua onde moro
Proponha aos alunos que façam uma pesquisa com ajuda de seus responsáveis sobre a rua onde mora.
Qual é o significado do nome da
sua rua? Por que ela tem esse nome?
O que as pessoas costumam fazer
na sua rua?
A sua rua é muito ou pouco
movimentada?
Há construções novas e antigas?
Em sua rua existem pontos
comerciais? Escreva quais e suas funções.
Na rua que você mora há mais
residências ou estabelecimentos comerciais?
Atividade 4
Aprendendo sobre a localização da minha casa
Professor, converse com a turma sobre a importância de um
endereço completo, com ele localizamos o lugar que procuramos, seja uma
residência, um estabelecimento comercial, dentre outros. Fonte da atividade aqui!
No endereço completo deve conter:
O nome da rua.
O número da construção a que se refere (casa, prédio).
O nome do bairro onde fica localizada a rua.
Materiais:
Livro O bairro do Marcelo" de Ruth Rocha, O livro "O bairro do Marcelo" em vídeo, ficha de endereço,
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências:
nossa que máximo, OBRIGADA
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Abraços!!!
ExcluirEu adorei este plano de aula, muito bem elaborado!!
ResponderExcluirsou professora iniciante e vou sempre buscar apoia aqui.
Parabéns para você.
Obrigada! agradecemos sua visita!
ExcluirEu também gostei muito. Gratidão por compartilhar.
ExcluirAmei, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para nós! Abraços!!!
ExcluirAmei sua sugestão.Parabéns!!!
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirNum
Obrigada, por sua interação!!!
ExcluirMuito bom , bem elaborado. Parabéns! vai me ajudar muito!
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu cometário!!!!Abraços!!!
ExcluirAmei seu projeto, ele é muito pratico e abrangente. Linguagem leve e de fácil entendimentoeno.
ExcluirGostei tanto do seu planejamento é a forma como foi elaborado, que queria usá-lo em minhas aulas. Posso?! Kkk
ResponderExcluirTodos os planos compartilhados neste blog é para ser usados por vocês nossos leitores! É só fazer
Excluiras referências! Obrigada por seu retorno! Abraços!!!
Claro que darei os créditos a você, colocando nas referências.
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Abraços fiquem com Deus!
ResponderExcluirObrigado à você pela gentileza e simplicidade!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirUau! Muito boa a sua aula. Parabéns pela competência e por compartilhar. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirMuito boa e bem prática sua aula...amei!
ResponderExcluirnada de tão complexo ...obrigada por compartilhar
Obrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!!
ExcluirGostei muito do vídeo no youtube, e também aqui do blog, provavelmente estarei seguindo você, aula prática, sucinta e cheia de recursos didáticos.
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!!Abraços!!!
ExcluirExcelente!! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui! Valeu até a próxima!!!
ExcluirPerfeito, amei o seu blog, ficou bem claro esse plano de aula.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Parabéns! ótimo trabalho sobre bairro vai me ajudar muito.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ResponderExcluirAdorei suas ideias. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirObrigada, seu feedback positivo é muito importante para nós! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirGostei muito, boas ideias!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirAmei esse plano.
ResponderExcluir