segunda-feira, 10 de junho de 2019

Plano de aula meios de transporte e comunicação de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Unidade temática:
O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.

 2º ano do Ensino Fundamental - Geografia- O sujeito e o seu lugar no mundo

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

Objeto de conhecimento:
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

Objetivos específicos 
Identificar e diferenciar os meios de transportes e de comunicação e suas peculiaridades.
Comparar diferentes meios de transportes e de comunicação indicando seu papel na conexão entre os lugares.
Discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

Tempo estimado: 8 aulas

Os tipos de meios de transporte
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.

O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, bancos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).


O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte. Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

Sistematizando:
Após relembrar os tipos de meios de transporte, o aluno irá relaciona-los, com ajuda do professor, aos diferentes lugares e necessidades de utilizá-los. Por exemplo pessoas que moram em lugares de médias distâncias dos seus trabalhos e precisam utilizar-se do ônibus, trem ou carro para se locomoverem. Pessoas que moram em outros países ou estados e que precisam se locomover por longas distâncias se utilizam do avião, pois é um transporte utilizado para encurtar longas distâncias. Pessoas que moram por exemplo em ilhas ou em lugares a margens de rios usam os meios de transportes aquáticos como barcos, botes. Os navios são utilizados para percorrerem longas distâncias e transportar cargas.

Atividade 1
Proponha aos alunos que descrevam as características de cada tipo de meio de transporte relacionando as necessidades de seus usos. Por exemplo, os trens são utilizados para transportar pessoas e mercadorias a médias distâncias.

Vídeo meios de transporte 

Atividade 2
Após assistirem ao vídeo acima converse com os alunos perguntando sobre os meios de transporte utilizados por seus familiares para ir ao trabalho, igrejas, passeio, mercado etc. fazendo referência as distâncias percorridas, as necessidades e os benefícios de utilizá-los no dia a dia. Faça uma pesquisa com a turma sobre meios de transporte utilizado pela família do aluno para locomoção em diversas situações do cotidiano.

Atividade 3
Discuta com turma perguntando sobre os pontos positivos e negativos de se utilizar esses meios de transporte relacionando-os ao lugar de vivências. Como o mal uso pode impactar o meio ambiente a nossa volta? Os meios de transporte podem causar diversos tipos de poluição como: sonora, do ar, do solo, da água etc. Levem aos alunos a pesarem na possibilidade se utilizar transportes alternativos para minimizar o impacto causado no meio ambiente.      
      
Os meios de comunicação
Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc.

Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se revolucionando e diversos outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.

A internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Os meios de comunicação também é uma forma de encurtar distâncias entre as pessoas.

Por exemplo nos tempos que não existia o telefone para falar com alguém distante precisava viajar até a pessoa ou enviar uma carta e que, muitas vezes, levava dias para chegar ao seu destino.    Para saber mais sobre o assunto

Atividade 4

Praticando!

Atividade 5
O professor poderá levar os alunos para sala de informática para fazer uma pesquisa sobre a evolução dos meios de comunicação. Os alunos perceberão a importância dos meios de comunicação para aproximar as pessoas que estão longe e facilitar nosso dia dia. Faça uma exposição da pequisa para a comunidade escolar expondo as descobertas dos alunos. Fonte da atividade aqui!
Carta
Antes da invenção do telefone a carta era o meio mais utilizado para se comunicar com alguém. Para que uma correspondência chegue ao seu destino é preciso que o endereço esteja correto. Saber o endereço de sua residência e também do destinatário é indispensável para que sua carta ou encomenda chegue no local correto. Muitas pessoas compram diversas mercadorias pela internet e os correios é a instituição responsável por enviar as cartas e encomendas.
Elementos básicos componentes do endereço
O endereçamento adequado começa pela forma de tratamento de cortesia, seguindo-se pelos elementos descritos na linha abaixo, na seguinte ordem:
a) Nome do Destinatário;
b) Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver);
c) Nome do Bairro;
d) Nome da Localidade + Sigla da Unidade da Federação;
e) CEP.

Atividade 6
Proponha aos alunos que escrevam uma carta para um colega de sala. Antes de escrever a carta cada aluno deve pesquisar seu endereço e escreve-lo num mural para que todos da sala tenham acesso. Quando todos os endereços estiverem disponíveis. O aluno escolherá o endereço do colega para qual escreverá a carta. O professor disponibilizará os envelopes para poder coloca-los no correio. Assim cada aluno receberá sua carta via correio.

Uso do celular
O celular é um dos meios de comunicação mais usados atualmente, ele tem diversas utilidades como a comunicação por voz a loga distância, recebe e envia mensagem de voz e escrita, tem a função rádio, funciona como despertador e relógio, câmera fotográfica e vídeo, acesso a internet que facilita a comunicação pelas redes sociais, além de outras funções.


Contudo, seu uso exagerado podem causar diversos males a saúde como problemas de visão, distúrbio do sono, tendinite nas mãos, e também a nomofobia dependência do celular, que se caracteriza pelo pavor de ficar sem o aparelho.

Converse com a turma sobre os pontos positivos e negativos do uso do celular. Pergunte se existem lugares que não se pode fazer o uso do aparelho celular e porque? Por exemplo, ao dirigir, no local de trabalho, etc. Deixem que eles falem sobre assunto relacionando aos modos de vidas de sua comunidade, exemplos que veem na televisão, etc.

Materiais:
Envelope de carta, laboratório de informática, folha com atividade.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


6 comentários: