Habilidades da base nacional Comum Curricular
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções
Objetivos de aprendizagem:
Identificar e nomear as partes do corpo como: cabeça, tronco e membros.
Representar graficamente a cabeça, localizando nelas suas pates e associando suas funções.
Objeto de conhecimento: Corpo Humano
Tempo estimado: 6 aulas
Atividade 1
Sistematizando:
Praticando: Complete com as palavras relacionadas ao tema estudado.
Estória da chapeuzinho Vermelho completa aqui!
https://www.belaefeliz.biz/atividades-de-artes-para-imprimir/
Fontes das atividades
https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2013/07/atividades-sobre-corpo-humano.html
http://miriamveiga.com/atividade-chapeuzinho-vermelho-1/
https://soatividades.com/atividades-sobre-o-corpo-humano-para-educacao-infantil/
https://escolaeducacao.com.br/atividades-sobre-o-corpo-humano/
Livro Volume 1 - A maneira lúdica de ensinar de Graça Batuci e Clélia Marcia de A. Melo
Tempo estimado: 6 aulas
Atividade 1
Sistematizando:
Converse com os alunos sobre as partes do corpo humano, deixe que eles identifiquem as partes do corpo a partir do seu próprio corpo e de seus colegas.
O nosso corpo é formado de cabeça, tronco e membros. Os membros superiores são os braços e os membros inferiores são as penas. A cabeça é formada pelo crânio e pela face. Dentro do crânio está o cérebro. Na face estão localizados o nariz, os olhos, orelhas e a boca. Livro Volume 1 - A maneira lúdica de ensinar de Graça Batuci e Clélia Marcia de A. Melo
Atividade 2Praticando: Complete com as palavras relacionadas ao tema estudado.
Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Conversa
Divertida
Público alvo: Pode ser feita com crianças maiores,
principalmente as crianças que já possuem percepção para poderem desenhar na
lousa.
Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam
estar no ensino fundamental que tenha entre os 06 até os 10 anos de idade.
Recursos: Será necessário uma lousa. Papéis para escrever o
nome da parte do corpo que uma criança deverá desenhar na lousa, e fazer com
que todos seus amiguinhos adivinhem e mais papéis para anotar os pontos de cada
criança.
Objetivos: Identificar e reconhecer as partes do corpo humano, além do uso das mãos para desenhar quais as
partes do corpo que ele encontrou no papel.
Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano,
Conversa divertida:
Deve ser colados em papéis várias partes do corpo do qual a
criança deverá desenhar na lousa para os colegas adivinharem.
A ideia fará os alunos desenvolverem habilidades de desenhar
e de identificar qual a parte do seu corpo que deverão desenhar.
É interessante também que os alunos precisam adivinhar, e
ganha quem adivinha mais vezes o desenho. Fonte da atividade aqui!
Atividade 4
Proponha aos alunos que recortem de revistas e jornais partes do corpo humano separadamente: cabeça, tronco, braços e pernas. Após terminarem deverão juntá-las colando as partes para formar um corpo. Em seguida eles devem escrever os nomes das partes do corpo humano.
Atividade 5
O professor contará a história da Chapeuzinho Vermelho usando os recursos orelhas, nariz, boca e olhos grandes, para enfatizar as partes que vão ser trabalhadas. Em seguida o professor organizará os alunos para dramatizarem o pedaço da estória que aparece as partes da cabeça e suas funções.Estória da chapeuzinho Vermelho completa aqui!
Parte da história para dramatizar
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez
engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou
esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela
encontrou o lobo e perguntou:
- Vovó! Por que esse nariz tão grande?
- É Para sentir o seu cheirinho, minha netinha!
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão
grande?
– É para te comer! — respondeu o lobo.
Atividade 6
Praticando:
Atividade 7
Recortar de jornais ou revistas as partes que faltam para completar a face ou desenhar.
Materiais:
Folhas com as atividades, EVA, canetinha e palitos de picolé para construir os olhos, boca, nariz e orelhas para contar a estória e fazer a dramatização. Pilot de quadro e lousa para fazer a brincadeira.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta
https://demonstre.com/brincadeiras-para-aprender-sobre-o-corpo-humano/https://www.belaefeliz.biz/atividades-de-artes-para-imprimir/
Fontes das atividades
https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2013/07/atividades-sobre-corpo-humano.html
http://miriamveiga.com/atividade-chapeuzinho-vermelho-1/
https://soatividades.com/atividades-sobre-o-corpo-humano-para-educacao-infantil/
https://escolaeducacao.com.br/atividades-sobre-o-corpo-humano/
Livro Volume 1 - A maneira lúdica de ensinar de Graça Batuci e Clélia Marcia de A. Melo
achei legal essa abordagem de tema, vou repassar para escola particular zona norte , parabéns!
ResponderExcluirObrigada! bom trabalho para vocês!
ExcluirMaterial excelente. Me ajudou muito. No passo a passo do planejamento conf.Bncc.Parabens!
ResponderExcluirObrigada! Que bom, fico feliz em poder ajudar!
ExcluirObrigado,excelente recursos .
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou!
ResponderExcluirVirei fã das suas atividades. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada de coração! Fico feliz que tenha gostado!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirEu quero receber
Excluirgiceliagato21@gmail.com
Excluir