quinta-feira, 25 de julho de 2019

Plano de aula: pareamento e agrupamento de acordo com a BNCC para o 1º ano

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

1º ANO / MATEMÁTICA / NÚMEROS
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objeto de Conhecimento:
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativa, contagem, pareamento, agrupamento.

Objetivos de aprendizagem:
Contar elementos de uma coleção utilizando o agrupamento.
Associar o número a sua quantidade utilizando o pareamento.
Trabalhar a percepção visual e o raciocínio lógico.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos

Tempo estimado: 4 aulas

Atividade 1
Contagem 
Comece esta aula conversando com as crianças e  explicando sobre agrupamento e pareamento  através de uma atividade simples que é colocar na lousa numerais de acordo com a quantidade de alunos na turma. Em seguida contar o número de meninos e meninas. Pergunte para a turma quantos meninos e quantas menias? Depois o professor pedirá um aluno para circular no quadro o numeral que representa o número de meninas e o numeral que representa o número de meninos. Peça um outro aluno que desenhe uma bolinha para cada menino e faça um tracinho para cada menina. Em seguida peça aos alunos que comparem as quantidades de meninas e meninos. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 2
Pareamento de números e quantidades 
Para atividade de pareamento o professor pode utilizar objetos diversos como: peças de encaixe coloridas, lápis de cor, palitos de picolé coloridos, pedacinhos de EVA coloridos, cartinhas de jogos, etc. Uma atividade simples que desenvolve o reconhecimento dos números e favorece o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção e concentração através do pareamento de objetos diferentes

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 3
Contagem e agrupamento de coleções 
Nesta atividade o professor vai pedir com antecedência que os alunos juntem tapinhas de cores diferentes para fazer uma atividade na semana seguinte. Explique para a turma que vocês contarão todas as tampinhas, que todos trouxeram. Depois da contagem vão agrupar as tampinhas por cor. Logo em seguida, contar  e anotar, quantas tampinhas tem em cada grupo. Feito isso, o professor irá perguntar qual grupo tem mais? Qual grupo tem menos? Quais grupos que as quantidades se  aproximam. 

Resultado de imagem para tampinhas de garrafa
Atividade 4
Reforçando o aprendido 
O conceito matemático de grupamento se define pela formação de conjuntos e coleções. Proposta que pode ser utilizada pelos professores para desenvolver a noção de juntar e separar objetos de acordo com suas características.    
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:
Tampinha de garrafas e objetos variados, folhas de atividades. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

16 comentários:

  1. VC tem esse material sendo do 5 ano ?
    Crislima1942@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Vc teria esse material adaptado para creche?
    (alessandramello974@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. amei obrigada por compartilhar ideias aqui, você me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada por sua visita! Seu feedback é muito importante!!! Abraços!!!

      Excluir
  5. Franciene Silva Tomaz9 de agosto de 2022 às 19:48

    Parabéns pelo material, amanhã mesmo irei utilizar essas ideias magníficas.

    ResponderExcluir
  6. Amei sou blog, atividades excelentes e o conteúdo e muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu feedback! muito feliz com seu comentário!!!

      Excluir
  7. Muito bom👏,você teria esse plano para o 1° ano com a habilidade(EF...001) para trabalhar o tema Conservação?

    ResponderExcluir