"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Plano de aula medidas de comprimento, capacidade e massa para educação infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com

Campo de Experiências da BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Objetivos de conhecimento:
Registrar e comparar medidas de comprimento, capacidade e  massa através de observações e medições feitas utilizando instrumentos convencionais ou não. 

Ano de escolaridade: Educação Infantil 4 e 5 anos ( crianças pequenas) 

Tempo estimado: 5 aulas

Desde muito pequenas, as crianças começam a estabelecer relações entre elas e os objetos que observam e manipulam (está longe, está perto, é mais baixo, mais alto, mais leve, mais pesado…). Muitos desconhecem que estes são também conceitos matemáticos, e que a matemática vai além do sistema numérico. 

Na educação infantil, podemos explorar unidades de medida convencionais (metro, quilo) e não convencionais, tomando uma unidade escolhida pelo grupo, como por exemplo um passo, o tamanho de um pé, ou mesmo um determinado objeto (ex.: Quantas carteiras cabem nessa parede?). Para saber mais sobre o assunto

Atividade 1
Apresentação dos instrumentos de medidas
Na roda de conversa, apresentar para as crianças os objetos que utilizamos para medir o tamanho das coisas. O professor poderá levar para sala de aula régua, fita métrica, e outros que sirvam para medir o comprimento. Deixe que as crianças explorem os objetos e façam perguntas sobre os mesmos. Deixem que os alunos ampliem, aprofundem e construam novos sentidos para seus conhecimentos. Explique para a criança que 10 milímetros = 1 centímetro; que 100 centímetros = 1 metro; e 1.000 metros = 1 quilômetro. 
Atividade 2
Medindo os tamanhos das coisas
Proponha as crianças que  observem os objetos dentro da sala de aula. Junto com as crianças o professor  utilizará a régua ou a fita métrica para medir alguns objetos dentro da sala. O professor poderá usar como referência o barbante, todas vez que medir cortará o barbante do tamanho do objeto medido. Depois é só colar em uma cartolina um ao lado do outro, escrevendo o nome do objeto que foi medido  para as comparações dos alunos.  O professor fará anotações relacionando com as perguntas que serão feitas para as crianças. Qual o objeto menor? Qual o maior? Entre os objetos que foi medido tem objetos do mesmo tamanho? Quais?  

Atividade 3
Medindo os tamanhos (altura)  das crianças
O professor deverá reunir o grupo de alunos e abrir uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os corpos das crianças (cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, os diferentes tamanhos das crianças, etc.) Sugeri para as crianças registrarem o tamanho de cada uma delas. Explique que assim como fazemos com os objetos, anteriormente, também mediremos nossos tamanhos. 
O professor deve medir uma criança de ada vez com a fita métrica e anotar os centímetros de cada criança e também utilizar o barbante como referência para análise posterior. O professor cortará o barbante da altura da criança para fixar em um painel feito com cartolina. E  em seguida escrever os nomes de cada criança em cima do barbante que corresponde a altura da criança. Quando esta tarefa estiver pronta, o professor perguntará sobre o experimento.  Qual a criança menor? Qual a maior? Entre os colegas, quem tem o mesmo tamanho? Ou tamanho aproximado.

Atividade 4

Usando maior menor, curto e comprido, grande pequeno para medir e comparar as partes do corpo. Medir com ajuda da fita métrica os pés uns dos outros, fazendo anotações em uma tabela ou quadro a medida e os nomes dos alunos. Também poderá repetir o mesmo procedimento para outras partes do corpo. Para tanto, poderá usar como referência o barbante para analise dos alunos. Depois, peça aos alunos que façam comparações, usando os termos maior menor, curto e comprido, grande pequeno.   


Atividade 5
Medidas de peso -  trabalhando com receitas 
Explique para as crianças que usamos as unidades de medidas o tempo todo em nosso dia a dia. Para comprarmos frios, carnes, farinha, arroz, feijão no supermercado, utilizamos a unidade de medida o quilo grama. São usadas as balanças manual ou digital para aferir o peso das coisas que compramos no supermercado. Encontramos essas unidades de medidas descritas nas embalagens das pratilheiras do supermercado em pacotes de biscoito, chocolate e outras embalagens.  

Orientações: Separe os ingredientes que serão usados e os utensílios para o preparo. Certifique que o espaço é suficiente para todos alunos. Se houver necessidade, peça o auxílio de outro adulto para ajudar a organizar as crianças enquanto o professor utiliza o fogão para o cozimento.

1 Distribuir pela mesa os alunos para que todos tenham a melhor visualização e possam participar.

2 Apresentar cada ingrediente, explicando os diferentes modos das unidades de medida, citando a quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e etc.

3 Com a participação dos alunos, começar o preparo com alunos sempre explorando a importância destes conhecimentos para sua vida cotidiana.

4 Apos o cozimento, esperar esfriar e dividir entre as poções de modo que todos possam enrolar a sua porção e colocar na forma possibilitando a participação de todos.

Receita do brigadeiro

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
½ medida de lata de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de chocolate granulado
MODO DE PREPARO
Você vai precisar de 30 forminhas de brigadeiro
Com um pincel, unte um prato com um pouco de manteiga. Reserve. 
Separe as forminhas umas das outras com cuidado e disponha numa travessa pequena. Reserve. 
Numa panela, misture o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa bem, até dissolver o chocolate. 
Junte o leite condensado, a manteiga e, quando ferver, calcule 15 minutos cozinhando, sem parar de mexer, ou até aparecer o fundo da panela. Retire a panela do fogo e transfira o brigadeiro para o prato untado. Deixe esfriar. 
Numa tigela, coloque o chocolate granulado e deixe ao lado do prato com a massa de brigadeiro. 
Espalhe um pouco de manteiga na palma das mãos e, com a ajuda de 1 colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm. Passe as bolinhas pela tigela com o chocolate granulado, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas nas forminhas. Sirva a seguir.

Materiais: 
Fita métrica, régua, balança, ingredientes para fazer o brigadeiro, cartolina, barbante.  
    
Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta: 

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