sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Plano de aula texturas e sensações de acordo com a BNCC para Educação Infantil




Campos de experiências 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos de Aprendizagem
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI02ET01)Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
 Explorar 


Objetivos específicos
Explorar diferentes materiais, observando suas texturas.
Comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais.

Tempo estimado: 5 aulas

Faixas etária: 
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e  crianças pequenas (4 e 5 anos e 11 meses).

Observação: adaptar a atividade para cada faixa etária.

Atividade 1
Manipulação de materiais diversos
Apresentar diversos materiais ( de textura lisa, macia, áspera) para a turma, deixando que as crianças manipulem esses materiais. Faça perguntas sobre suas texturas e deixem que explorem através das sensações  táteis e visuais estes materiais.

Atividade 2
Caixa das sensações 
Em outro momento coloque os objetos dentro da caixa das sensações para que as crianças possam sentir suas texturas e dizer se o material tem textura lisa, macia ou áspera). 



Atividade 3
Trabalhando com areia colorida
O professor irá levar para sala de aula areia colorida de diversas cores. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, passe cola no papelão e peça aos alunos que colem a areia nos quadros de papelões. Faça um quadrado de cada cor. Deixe secar. No dia seguinte já pode usar.



Atividade 4
Trabalhando com novelos de lã
Leve para sala novelos de lã de diversas cores  para que as crianças possam manipular e sentir sua textura. Logo após, proponha uma atividade de colagem com lã. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, deixe as crianças criarem com a lá uma imagem abstrata. Oriente as crianças cobrirem a maior parte da superfície do quadro. O objetivo é deixar a superfície do quadro coberto pela lã. Deixe secar. No outro dia já pode usar.



Atividade 5
Explorando as diferentes texturas 
Para representar a textura lisa o professor poderá cortar quadros de EVA 20 cm por 20 cm (diversas cores)  e colar no papelão. Feito isso, o professor irá expor os quadros de (areia colorida, o de lã e de EVA)  com as diversas cores e texturas de forma que fiquem misturados em grande mural onde os alunos poderão manipular observando as texturas e as cores. O professor fará perguntas sobre as texturas para orientar a exploração dos pequenos. Este trabalho será feito com um aluno de cada vez para que a experiência seja bem aproveitada por cada um. 



Materiais: 
Areia colorida, lã, EVA, caixa de papelão, cola, materiais de diversos formatos e texturas para caixa de sensações. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada 

Fonte de Consulta:
Fonte da imagem caixa das sensações http://wwwaartedeensinarcom.blogspot.com/2011/09/orgaos-dos-sentidos.html?m=1  Super recomendo site! Muito boa atividade!

7 comentários:

  1. Parabéns quanto ao registro e realização das atividades referentes ao trabalho bem elaborado conforme BNCC seguindo os campos de experiencias com crianças pequenas e crianças bem pequenas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, amei seu comentário!!! Me deixou muito animada!!!

      Excluir
  3. Apaixonada pelos materiais oferecidos, obrigada.

    ResponderExcluir