sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Aos 67 anos, aluna de Guapimirim RJ se forma no magistério normal médio

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Agora sou PROFESSORA e me sinto completa! 


No dia 19 de dezembro de 2019, aos 67 anos me formei no curso de magistério do Colégio Estadual Alcindo Guanabara Estado Rio de Janeiro. Quando comecei no curso de formação de professores sempre me perguntavam com espanto: você quer ser mesmo  professora? (isto sempre acontecia). Agora  com muito orgulho direi: sim eu sou PROFESSORA e me sinto completa! 

Meu nome é Maria da Penha Travasso Mattos. Nasci no dia 05 de outubro de 1952 na cidade de Duque de Caxias RJ. Me mudei para Guapimirim, ainda, criança e ficamos morando nessa cidade por algum tempo. Depois nos mudamos para outras cidades. Mas acabamos voltando, depois de alguns anos, para Guapimirim, onde me casei e formei minha família.   
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Apresentação de trabalho sobre diversidade Curso de formação de professores

Aos 52 anos resolvi voltar a estudar queria me tornar professora, pois era um sonho antigo. Mas ainda não foi dessa vez, não havia Curso de formação de professores à noite, por isso fiz Formação Geral nível médio, pois ainda trabalhava nesta época.

Ao ligar para fazer a matrícula um fato que eu achei interessante aconteceu. Enquanto eu fornecia meus dados pessoais a pessoa que estava do outo lado da linha, em um determinado momento me perguntou a data do meu nascimento e quantos anos eu tinha. Quando eu disse que tinha 52 anos ficou em silêncio por uns instantes e eu perguntei: moço o que aconteceu não posso fazer a minha matrícula? E ele que até então me tratava de você, passou a me tratar por senhora e disse que sim. Esperei até chegar a minha adesão para depois contar ao meu marido. E quando disse que estudar, ele simplesmente me respondeu que não entendia o porquê eu queria estudar.

Chegou o dia e lá fui eu feliz porque voltaria a escola, assim que entrei na sala percebi que a maioria eram bem jovens e que também me olharam como se tivessem pensando: Que faz ela aqui? Tudo corria bem até eu me indispor com uma jovenzinha que falava muito alto, eu não conseguia ouvir o que a professora falava. Quando eu reclamei ela simplesmente me respondeu que lugar de velho era em casa fazendo crochê. A turma ficou inteira do meu lado.  Ela e mais dois foram suspensos pelo ocorrido. A jovenzinha não mais voltou a escola, e eu consegui concluir o ensino médio.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso nível médio normal

Consegui o meu diploma do ensino médio, mas, fiquei mais uns 12 anos sem estudar. Mas quando chegou a hora da aposentadoria tão desejada, mesmo assim, continuei a trabalhar e aos 65 resolvi que era hora de realizar meu sonho de me tornar professora. Fiz minha matrícula e depois comuniquei ao meu marido que iria fazer formação de professores. E novamente ele me perguntou para que? Respondi que era um sonho antigo. E assim comecei a minha nova caminhada. Não vou dizer que foi fácil, mas a minha perseverança e as contribuições das  amiguinhas (colegas de classe Jussara Amorim e Priscila Zago) muito me ajudaram.

Já no segundo ano do curso, recebemos em casa algumas amigas e, uma delas me perguntou o porquê eu estava fazendo o Curso de formação de professores, antes que eu respondesse meu marido disse que eu iria lecionar no asilo, guardei a decepção e respondi que seria professora. Hoje, ele percebe que é tudo o que faltava na minha vida.

Só fico um pouco triste por não ser mais tão jovem e não ter tantas oportunidades para estar em uma sala de aula, mas tenho projetos para lecionar para adultos na minha cidade Guapimirim RJ. Considero tudo isso como uma vitória proporcionada e abençoada por DEUS.

16 comentários:

  1. Obrigada"fessora"eu vou sempre melembrar de você com muito carinho eu te amo"fessora"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria da Penha Travassos! Você uma é uma inspiração pra mim e para muita gente! Parabéns com carinho de sua professora Cláudia Corrêa!

      Excluir
  2. Parabéns, PROFESSORA!! Que esse fato sirva para encorajar muitos que querem concluir os estudos mas nao encontram motivação...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vc e pra frente que se anda a vitória e nossa pôr ver uma pessoa que têm garra é venceu 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras! Agradecemos muito as demonstrações de carinho!

      Excluir
  4. Parabéns Penha,você merece todo o sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, que história linda e inspiradora!! Aos 37 anos, depois de casada e mãe de 3 filhos, senti que estava faltando alguma coisa, e resolvi voltar estudar e me matriculei no curso de pedagogia.No começo me senti estranha no meio de tantas jovens, me achava velha...mas parei e pensei, eu ainda sou jovem, tenho muito a contribuir! Poderia ter estudado mais cedo? Sim, mas não deu e a hora é agora! Estou amando a pedagogia, e já me vejo atuando na educação infantil! Ver histórias como essa me anima ainda mais! Temos que buscar nossos sonhos, em qualquer idade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Nunca é tarde para fazer o sonho acontecer!!! Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Valeu!!!

      Excluir
    2. Parabéns nunca deixe seus sonhos morrer

      Excluir
    3. Obrigada por sua interação!!! Abraços!!!

      Excluir
  6. Parabéns pela linda conquista tenho 35 anos e vou me formar em dezembro no curso de Formação de Professores, pois era tbm um sonho antigo me tornar professora.

    ResponderExcluir