sexta-feira, 6 de março de 2020

Plano de aula brincando com rimas de acordo com a BNCC educação infantil

Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita( escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Faixa etária  Educação Infantil 4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa)

Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos de Aprendizagem:
Criar rimas cantadas a partir de modelos.
Produzir texto oral e escrito com ajuda do professor.
Escrever listas de palavras usando a escrita espontânea

Rima
A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. As crianças pequenas gostam muito de brincadeiras e músicas que rimam! Muitas vezes, as rimas são engraçadas e se tornam um convite para a imaginação das crianças e criação de novas combinações.
Outra brincadeira que chama a atenção das crianças para a sonoridade das palavras é a aliteração. Ela consiste na repetição consecutiva de sons idênticos ou parecidos numa mesma frase. Um exemplo comum do uso da aliteração são os “trava-línguas”. Para saber mais sobre o assunto “Um prato de trigo para três tigres tristes.” “O rato roeu a roupa do rei de Roma.”

Atividade 1 
Faça leitura do poema usando recursos de imagens representando cada animal. Para o primeiro verso o professor pode utilizar por exemplo a figura do telhado e a do gato. O professor pergunta: Quem está no telhado? E as crianças respondem olhando a figura  do  gato. E assim o professor fará com todo o poema.

A casa dos bichos.
Quem está no telhado  
Um gato assanhado 
Quem está na janela?
Uma pata amarela. 
Quem está na varanda?
Um urso panda.
Quem está na porta?
O burro da horta.
Quem está no jardim?
Um lindo pinguim.
Quem está no poço?
Um cão com Um osso.
Quem está no portão?
Um bicho que fala chamado João.

Atividade 2
Brincadeira da rima
A brincadeira da Rima consiste em cantar uma palavra e dessa palavra as crianças vão completando a música uma palavra que rima com aquela que foi dita. E é uma brincadeira gostosa de se fazer e muito criativa. Por exemplo: o que rima com cão. Quando o professor cantar a palavra cada crianças irá dizer uma palavra que rima com aquela. Quem não conseguir dizer a palavra vai saindo da brincadeira.
Brincadeira da rima - Musicalização
Atividade 3
Jogo das rimas
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Apresente as crianças várias imagens que representam palavras que rimam entre si. Exemplo: Pato rima com gato, camelo rima com cabelo, bola rima com sacola, porta rima com torta. Comece o jogo das rimas mostrando duas imagens de palavras que rimam. Desafie as crianças a criarem oralmente frases que encaixe as duas palavras que rimam em mesma frase. O professor pode começar dizendo a primeira frase. Exemplo: Beto colocou a bola na sacola. A torta foi jogada na porta. O camelo comeu o cabelo. Assim o professor estimulará seus alunos a criarem sonoridade, ritmo e musicalidade.

Atividade 4
Criando poemas a partir de modelos
Professor poderá utilizar como exemplo o poema "A casa dos bichos". Irá propor as crianças que também construa o poema da turma de forma coletiva. A proposta será substituir assim os animais por brinquedos como: bola, pião, pipa, patinete, etc. As crianças irão fazer junto com o professor usando a escrita espontânea a lista dos brinquedos que serão utilizados no processo de criação. Devem ser objetos de uso do cotidiano das crianças. A construção será de formar oral tendo o professor como escriba.
Materiais:
Papel colorido na cor azul, folha branca, lápis de cor e lápis preto, vídeo, folha de execício. 
Avaliação 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências:
https://www.marciabaima.com.br/single-post/2017/05/04/AS-BRINCADEIRAS-COM-RIMAS-E-ALITERA%C3%87%C3%95ES-NA-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL-E-SUA-IMPORT%C3%82NCIA-PARA-A-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Super legal este Blog Obrigada você tem contribuído muito no mundo mágico da educação infantil!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Rima é uma habilidade essencial para a alfabetização.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. excelente trabalho para desenvolver em sala de aula com nossas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  5. Olá! Amei o Plano de Aula. Vai ser muito útil. Obrigada por você compartilhar tão belo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Amo suas atividades, são excelente e sempre coloco em pratica na minha sala de aula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  7. Muito bom,me ajudou muito com plano de aula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir