terça-feira, 7 de abril de 2020

Plano de aula contagem de objetos, registrando suas quantidades educação infantil de acordo com a BNCC


Campos de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. 
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Objetivos de aprendizagem
Contar objetos separando-os em conjuntos.
Fazer comparações entre os conjuntos verbalizando sobre as quantidades de elementos.  
Registrar os números relacionando-os as quantidades verbalizadas.
Agir de forma independente para realizar as atividades propostas na aula. 

Educação Infantil:  Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a  5 anos e 11 meses). Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária.

Observação:

Todos as atividades poderão ser feitas utilizando materiais do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão. 
Atividade 1 
Fazer a contagem dos colegas de turma, logo depois separar os meninos das meninas da turma e verbalizar qual o conjunto que tem menos elementos. Observar mesas e cadeiras verbalizando qual conjunto tem mais ou menos elementos. Olhar janelas e portas no ambiente e verbalizar qual o conjunto que tem mais elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelo s alunos. 
Atividade 2
Nesta atividade poderá se utilizar de objetos como brinquedos, materiais escolares para fazer a contagem separando os elementos semelhantes. Num conjunto de vários elementos diferentes, as crianças irão separar os elementos semelhantes e em seguida fazer contagem falando que conjunto tem mais e que conjunto tem menos elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos. 

escoladossonhosclaudia.blogspot.com
Atividade 3 

Para realizar essa atividade o professor também poderá utilizar objetos do dia a dia das crianças como brinquedos, tampinhas de garrafa, brinquedo de encaixe com Lego entre outros objetos disponíveis.

Nesta atividade as crianças irão comparar os três primeiros conjuntos verbalizando se os três conjuntos têm as mesmas quantidades. Logo em seguida, com os conjuntos separados, o professor poderá realizar outras alterações como retirando e colocando objetos e pedindo aos alunos façam comparações entre um e outro, perguntando em qual conjunto tem mais? Em qual conjunto tem menos? Se tem algum conjunto que tenha mesma quantidade? As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos. 


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 4

Neste exercício os alunos irão relacionar um a um os elementos de dois conjuntos equivalentes (com a mesma quantidade de elementos). Por exemplo, cada urso corresponde a cada boneca não sobrando nenhum elemento.Os alunos irão verificar que os conjuntos de ursos e bonecas tem a mesma quantidade de elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 5   
Formar pares de calças e blusas procedendo da mesma forma que nos exercícios anteriores. Este exercícios poderá ser feito com muitos objetos. Pode ser usados recortes de jornais revistas ou peças de vestuário de verdade como calcas, blusas, sapatos e outros. Quantos pares de blusas e calças podemos formar?  As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.  




Materiais utilizados nesta aula:
Objetos do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão. 

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


23 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  3. Parabéns, ótimo trabalho,e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
    2. Obrigada lindo trabalho.

      Excluir
  4. Excelente planejamento, obrigada por compartilhar está me ajudando muito.
    Deus abençoe você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu feedback Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!

      Excluir
  5. Gratidão, professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!

      Excluir
  6. Obrigada, me tirou de um desespero, estava sem saber fazer esse negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por compartilha sua experiência!!! Volte sempre!!!

      Excluir
  7. Você e incrível. Me ajuda muito no meus planos de aula. Muito obrigada 😚😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  8. Parabéns! amei seu blog, tem me auxiliado muito. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!

      Excluir
  9. OBRIGADO POR VOCÊ COMPARTILHA ESSA SUA SABEDORIA COM OS OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
    ME SINTO HONRADA DE VISITAR SEU BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Seu comentário me motiva demais!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!

      Excluir
  10. Parabéns espetacular seu bolg. Obrigada pela imensa contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  11. Olá Cláudia. Obrigada por compartilhar seus conteúdos conosco. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de pedir uma informação, pois estou cursando Pedagogia e no meu relatório tenho preciso referenciar seu site. Poderia me informar como coloco sua referência? Sou leiga neste assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A referência de site pode ser feita desta maneira: CORRÊA, Cláudia - Plano de aula contagem de objetos, registrando suas quantidades educação infantil de acordo com a BNCC. Blog Profissão Professor - Disponívle em: https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2020/04/plano-de-aula-contagem-de-objetos.html

      Excluir