Tema da aula
Partes do corpo e deslocamento no espaço
Campo de experiências
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI02CG02)
Deslocar seu corpo no espaço,
orientando-se por noções
como em frente, atrás, no alto,
embaixo, dentro, fora etc., ao
se envolver em brincadeiras
e atividades de diferentes
naturezas.
Objetivos específicos
Nomear as partes do corpo, orientados pelos movimentos corporais.
Fazer movimentos com os membros do corpo para frente e para atrás, para cima e para baixo.
Explorar os movimentos do corpo de forma tátil.
Faixa etária:
Crianças bem pequenas (1 ano
e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Adaptar para as atividades para cada idade.
Orientações: Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Fazer uma avaliação prévias dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Atividade 1
Contar a história Juju e as partes do corpo musicalizando os versos e indicando cada parte do corpo. Orientar os movimentos e a exploração tátil do corpo.
Brincadeira do espelho
O professor explicará que as crianças deverão imitar seus movimentos (como se fossem espelhos). O professor fará os movimentos verbalizando. Primeiro movimento corpo reto, pés juntos, braços para baixo. Segundo movimento colocar um dos pés para frente ( crianças maiores trabalhar direita e esquerda) colocar um dos pés para frente. Terceiro movimento colocar uma das mãos para frente ( crianças maiores trabalhar direita e esquerda). Voltando ao ponto inicial e fazer o mesmo movimento com os outros membros. Repetir os movimentos colocando para atrás. Ande dois passos para frente, dois passos para trás, dois passos para o lado e dois passos para o outro lado ( com os maiores trabalhar direita e esquerda).
Atividade 3
Mostre no colega as partes do corpo
Em pares, as crianças ficarão de frente uma para outra. O professor vai dizer para os pares que fiquem de costas e em seguida, fiquem de frente para seu par. Agora aponte no seu par as partes do corpo que o professor irá dizer: cabeça, pernas, braços, mãos, pés, etc. Oriente aos alunos para fazerem um de cada vez e depois trocar o que estava apontado irá ficar imóvel e outro irá apontar.
Atividade 4
Boneco articulado
Em pares os alunos irão imitar os movimentos do professor. O professor chamará um aluno e fará os movimentos para que as duplas possam imitar. Um dos pares ficará imóvel enquanto o outro irá articular o colega obedecendo aos comandos. Cabeça para o lado, levante um dos braços, coloque um dos pés para frente e o outro para trás. Agora coloque a mão na orelha, nos olhos, na cabeça, joelhos, etc. e vai trocando os movimentos.
Materiais:
A história Juju e as partes do corpo.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais
diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades
e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades
realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta:
Adorei as sugestoes de atividades e de fácil entedimento.obrigada
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Amei o seu comentário! Sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!
ExcluirClaudia, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Que plano maravilhoso para trabalhar as partes do corpo com os pequenos.
ResponderExcluirDeus te abençoe por ser assim, ajudando aqueles que precisam de uma luz.
Obrigada, linda por seu retorno positivo me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços! Gratidão!
ExcluirMuito bom! Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante! Valeu sua interação, abraços!
ExcluirProfessora Cláudia como falo com a Sra. Eu preciso de 9 plano de aula nesta temática do corpo humano na educação infantil, amei este!
ResponderExcluirOlá, me siga no Instagram! Lá podemos conversar! https://www.instagram.com/profissaoprofessorclaudia/
ResponderExcluirestou amando seus canal parabens
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Abraços!!!!
ExcluirMuito obrigado mesmo estava perdida...
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirNossa, amei, parabéns 👏👏👏👏
ResponderExcluirAmei.
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Amei o seu comentário! Sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!
ExcluirOnde posso pesquisar mais sobre suas aulas.??
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! No meu canal no youtube https://www.youtube.com/channel/UCg5cv5rvOqc4_o253mnv6rg e também no meu Instagram @profissaoprofessorclaudia
ExcluirAdorei o planejamento, gostaria de ideias para minhas aulas, pois estou começando agora essa experiência. Obrigada.
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Me sentido motivada com seu comentário!!! Abraços!!! Dê uma pesquisa no nosso blog você encontrará muitos materiais!!!
ExcluirNossa amei esse planejamento. É uma temática que gosto muito de trabalhar e a forma como você a propõe é maravilhoso. Obrigada! E continue divulgando boas práticas :*
ResponderExcluirObrigada por sua visita!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirÓtimas sugestões. Continue compartilhando essas ideias para aprimorar nossa prática docente.
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Muito feliz com seu comentário!!!
ExcluirGostei muito desse planejamento. Obg por compartilhar seus conhecimentos.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Amei o seu comentário!!! Abraços!
ExcluirParabéns pelas atividades!
ResponderExcluirObrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirSuas propostas de atividades me ajudam bastante, parabéns pelo seu trabalho, sou fã de seus planejamento muito bem elaborados .
ResponderExcluirAmei 😍 Já colocarei no meu planejamento desta semana 🥰
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!!
ExcluirAdoro seus planos de aula. Sempre me ajudam bastante obrigado
ResponderExcluir