Tema da aula: Contagem de elementos e escrita de palavras
CAMPO DA VIDA COTIDIANA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura,
próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no
espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. Alguns gêneros textuais deste campo:
agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de
jogos e brincadeiras.
Componentes Curriculares: Matemática e Língua Portuguesa
Unidade temática: Números
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Comum Curricular (BNCC):
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objetos de Conhecimento:
Contagem de rotina
Correspondência fonema-grafema
Objetivos específicos:
Registrar quantidades associando aos números naturais.
Escrever listas associando ao uso cotidiano como indicador de quantidade e ordem.
Escrever palavras associando às imagens.
Juntar sílabas e formar palavras.
Incentivo inicial
Conversa sobre o uso de lista no dia a dia. Por que usamos listas? Qual a finalidade de uma lista?
Contar a historia: A lista da Dona Girafa fazendo interpretação oral da mesma.
👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5ºda Constituição Federal.
👉Veja a história A lista da Dona Girafa em vídeo clicando na imagem!👇
Interpretação oral sobre a história
Quais os bichos que a Dona Girafa convidou para a sua festa?
Quantos sapos Dona Girafa convidou?
Quantos hipopótamos Dona Girafa convidou?
Por que o senhor hipopótamo não pode comparecer a festa da Dona Girafa?
Quais os produtos que têm na lista da Dona Girafa?
Atividade 1
Desembaralhe as sílabas e escreva os nomes dos bichos.
Circule os produtos que tem na festa da Dona Girafa e escreva os nomes dos produtos que você circulou.
Ajude a Dona Girafa a contar os bichos.
Agora, coloque em ordem crescente os numerais que você encontrou:
_________________________________________________________________________
Atividade 4
Escreva no caderno a quantidade de cada bicho que foi convidado pela Dona Girafa.
URSO________ PINGUINS __________ RAPOSAS__________ SAPOS _________
TIGRES_______ ELEFANTES _________ ZEBRAS___________ LEÕES ___________
MACACOS____________
Atividade 5
Ajude a Dona Girafa organizar uma lista de compras colocando a quantidade para cada produto.
_________________________________________________________________________
Atividade 4
Escreva no caderno a quantidade de cada bicho que foi convidado pela Dona Girafa.
URSO________ PINGUINS __________ RAPOSAS__________ SAPOS _________
TIGRES_______ ELEFANTES _________ ZEBRAS___________ LEÕES ___________
MACACOS____________
Atividade 5
Ajude a Dona Girafa organizar uma lista de compras colocando a quantidade para cada produto.
Atividade 6
Jogo dos bichos
Fazer cópias das cartelas dos bichos (10 por aluno). Recortar a cartela separando os bichos. Distribuir as figuras dos bichos.
Para jogar
Indicar a quantidade que o aluno deve separar de figuras de cada bicho. Esperar que todos separem a quantidade pedida. Observar se todos acertaram a quantidade e passar para outro numeral até finalizar.
Recursos:
A história escrita da Dona Girafa, folha de exercícios e cartelas do jogo dos bichos.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Parabéns..
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Amém!!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirClaudia, aprecio muito os planos de aula que você disponibiliza. São excelente! Gratidão!❤😍
ResponderExcluirCLAUDIA, PARABÉNS. E OBRIGADA POR ESTAR SEMPRE NOS AJUDANDO.
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu retorno! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ResponderExcluirParabéns e obrigada por compartilhar conosco. Posso compartilhar com meus alunos da educação infantil, dando os devidos créditos?
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Claro que sim! Criamos conteúdos para compartilhar! bom trabalho!!!
ResponderExcluirAdorei...
ResponderExcluirObrigada!!! Abraços!!!
ExcluirAdorei...
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada pela idéia Claudia. Abraços!!!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Amei o seu comentário! Sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!
ExcluirObrigada por compartilhar. Ótimo material
ResponderExcluirÓtimo material. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirMaterial excelente, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirParabéns, suas atividades são maravilhosas. Estou fazendo estágio e estava me batendo muito pra fazer os planejamentos, mas vendo os seus, fica mais claro pra gente ter ideias de montar outros. Muito obrigada por compartilhar 🙏🙏
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz em poder ajudar!!!! Volte sempre!
ResponderExcluirProfessora, Deus lhe abençoe sempre, vc me tirou de uma enrascada. estou muto grato mesmo
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu com seu comentário!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirProfessora, Deus lhe abençoe ricamente pela superajuda no meu trabalho, obrigado, obrigado e obrigado...
ResponderExcluirAmém!!!
ExcluirAmei!
ResponderExcluirCom estas dicas fica mais fácil montar o meu plano de aula.
Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
Excluir