EDUCAÇÃO INFANTIL 💜
Campo de Experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Faixa Etária: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa)
Observações: na educação infantil deve se aplicar atividades que comtemple os eixos da BNCC: as interações e as brincadeiras. O professor escolherá as atividades que melhor se ajusta para cada modalidade.
ALFABETIZAÇÃO 💙
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letras: as vogais
Objetivos específicos
Reconhecer os sons das vogais nas palavras apresentadas.
Identificar as vogais nas palavras apresentadas.
Grafar as vogais nas atividades de escrita.
Orientações: apresente as vogais e o seus sons. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem as vogais iniciais. Peça as crianças que identifiquem estas vogais nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com as vogais. Exemplo animais que começam com as vogais. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham vogais no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças ao vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras
Campo de Experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Faixa Etária: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa)
Observações: na educação infantil deve se aplicar atividades que comtemple os eixos da BNCC: as interações e as brincadeiras. O professor escolherá as atividades que melhor se ajusta para cada modalidade.
ALFABETIZAÇÃO 💙
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letras: as vogais
Objetivos específicos
Reconhecer os sons das vogais nas palavras apresentadas.
Identificar as vogais nas palavras apresentadas.
Grafar as vogais nas atividades de escrita.
Orientações: apresente as vogais e o seus sons. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem as vogais iniciais. Peça as crianças que identifiquem estas vogais nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com as vogais. Exemplo animais que começam com as vogais. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham vogais no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças ao vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras
Clique na imagem👇 e faça parte!
Atividade inicial
Cantando sobre as vogais uma com canção muito divertida, as crianças vão amar! Depois que o professor exibir o vídeo, poderá fazer a dinâmica das vogais abaixo:
Música das Vogais
Para assistir no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=yLuiN4jvmWw
DINÂMICA DAS VOGAIS
Identificar as vogais
Memorizar as vogais
COMANDOS:
A- Braços Abertos
E- Braços Cruzados
I- Braço Direito Levantado
O- Braços para frente de forma Oval
U- Braços para o alto formando a letra U
Apresente as vogais de forma lúdica clicando na imagem abaixo!👇👇
Vídeo as vogais
Coloque a turma em círculo deixando um o espaço (mantenha o distanciamento social) entre os participantes para que possam se movimentar. O professor mostrará para turma aleatoriamente uma vogal de cada vez, a medida que for mostrando a vogal os participantes terão que fazer o comando para a vogal apresentada. Saiba mais sobre a atividade!
Para fazer a dinâmica imprima as vogais e cole em papel cartão. A seguir cole um palito de churrasco para fazer as plaquinhas. 👉Poderá gostar também de cantar fazendo o gesto das vogais com o GRUPO TRIII MÚSICA DAS VOGAIS
Atividade 1
Álbum de figurinhas das vogais
A atividade a seguir é uma tarefa de reconhecimento das vogais iniciais nas figuras. Para isso, oriente a criança dizer o nome da figura em voz alta e assim associar a imagem a vogal inicial. Colar figurinhas em um álbum é uma brincadeira prazerosa e estimulante.
Letra inicial
Reconhecimento da letra inicial da palavra, fazendo a diferença entre as vogais e seus sons. Esta atividade pode ser feita coletivamente, escrevendo na lousa. Desenhando a figura e as opções de letras para que as crianças identifiquem entre essas letras aquela que pertencem aquele som.
Atividade 3
Descubra a palavra
Nesta atividade o aluno irá tentar descobrir a palavra escondida escrevendo a letra inicial de cada figura. É uma atividade que inclui o reconhecimento de que juntando as vogais pode se formar palavras.
Atividade 4
Quebra- cabeça das vogais
Nesta atividade o aluno identificará as vogais iniciais das imagens brincando com o quebra-cabeça. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu.
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra e o mesmo som.
Vogais faltosas
Nesta atividade o aluno escreverá as vogais que estão faltando na palavra. Observará que as vogais, também, estão no início, no meio e no final da palavra e não existem palavras sem vogal em nossa língua.
Faça parte do nosso Instagram clicando na imagem!👇👇👇Materiais:
Folhas contendo as atividades, álbum das vogais, vídeo o sons das letras, tesoura.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
Parabéns! Seu blog é maravilhoso, muitas ideias criativas, amei!
ResponderExcluirCom certeza vou aproveitar todas.💜
PARABÉNS!
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui no Blog Profissão Professor!
ExcluirParabéns, sua criatividade nos inspira criar também 🙏💕
ExcluirObrigada por seu feedback! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!
ExcluirEu tenho uma dúvida. Ainda estou na faculdade e o que lemos atualmente, é que o uso de folhinhas deve ser desencorajado. Mas quase todos os planos que pesquiso, tem as tais folhinhas. É pra usar ou não? A teoria é diferente da prática? Tenho sempre essa dúvida. Sua página é ótima!
ResponderExcluirOlá, obrigada por sua presença! Sim, a criança da educação infantil deve aprender na interação e nas brincadeiras. Mas veja bem, neste plano tem música, tem dinâmica que trabalha a expressão, corporal tem uma atividade de álbum de figurinha, atividade de quebra cabeça. Tem apenas uma folha de grafar as letras. Todas essas atividades poderão ser aplicadas de forma alternativas, não necessariamente usando folhinhas. As folhinhas estão apenas para ilustração das atividades. Atividade 2 por exemplo pode ser feita coletivamente usando a lousa.
ExcluirNo início da página tem uma nota de orientações: na educação infantil deve se aplicar atividades que comtemple os eixos da BNCC: as interações e as brincadeiras. O professor escolherá as atividades que melhor se ajusta para cada modalidade. Já que se trata de um aplano para as duas modalidades!. Obrigada por sua interação! Valeu!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirOlá Cláudia boa tarde. Sim a teória é bem diferente da pratica em algumas instituições de ensino
ExcluirBarbara, quando estamos alfabetizando, temos que usar todos os recursos que temos, o desencorajamento da folhinha impressa eu acredito que seja para não ficar na cópia de sílabas sem sentidos, somente para memorização. nos anos iniciais eu uso pq eles ainda estão aprendendo o uso do caderno, e as atividades em folha facilitarão neste início. Além do mais tem atividades que usamos na alfabetização, como caça palavras, cruzadinha, complete com a quantidade que não tem como passarmos na çlousa e a criança copiar, já que ela ainda está aptrendendo usar o caderno. Infelizmente alçguns professores que usam as folhinhas para apenas dar desenhos para as crianças colorirem, outra coisa sem sentido. Agora vc já imaginou você chegar numa sala de alfabetização, e passar um caça palavras, um jogo dos 7 erros, uma cruzadinha ou até mesmo uma atividade sobre quantidade em que os alunos têm que copiar tudo da lousa para o caderno. Eu posso te dizer que não tem como.
ExcluirFalo isso, porque sou professora de alfabetização há 25 anos, então aprendi algumas coisinhas.
Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Valeu! Amei a sua contribuição!!!!
ExcluirAdorei. Muito obrigada.
ResponderExcluirOi Tudo bem! Gostaria que vc me ajudasse com um plano de aula bimestral para crianças de 4 a 5 anos de acordo com a bncc para o segundo bimestre. Estou muito preocupada pois não sei fazer. Ficarei muito grata se puder me ajudar
ResponderExcluirOlá, obrigada por sua interação! Nos siga nas redes sociais no Instagram que poderemos conversar melhor!
ExcluirAdorei, parabéns 👏👏👏❣️
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirParabéns amei as atividades!!! Muito bem elaboradas, com os objetivos e possibilidades para o aprendizado das crianças! Parabéns
ResponderExcluirObrigada, valeu muito sua visita! Abraços!!!
ExcluirAmei!Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!
ExcluirOlá, fiquei em dúvida do que é aquela imagem de uma folha verde com bolinhas verdes Na atividade 1. O Que seria?
ResponderExcluiramei seu blog, Parabéns!!
Obrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!! Respondendo sua pergunta são ervilhas!!!
ExcluirMuito obrigada
ExcluirAmei!
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
ExcluirSeu conteúdo é muito esclarecedor , parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirQue material maravilhoso! Parabéns e muito obrigada professora Cláudia.
ResponderExcluirParabéns pela criatividade, ótimo material, era o que eu estava procurando. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirAdorei essas atividades
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
Excluirmuito bom !
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirBLOG MARAVILHOSO,SEU CONTEÚDO É EXCELENTE . PARABÉNS!
ResponderExcluirParabéns e obrigada por compartilhar conhecimento você é mil, que Deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Muito feliz com seu comentário!!!
ExcluirAmei quero receber novidades
ResponderExcluirFaça parte do nosso Instagram @profissaoprofessorclaudia
ExcluirPARABÉNS!!! ADOREI O MATERIAL TODO
ResponderExcluirParabéns! Ótima aula! Simples , alegre e objetiva. muito atrativa também. amei!
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu com seu comentário!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirParabéns!! Belo trabalho. Agora ficou mais claro alguns conceitos da bncc.
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirAmei seu trabalho!!! Tenho uma dúvida, pode ser aplicado no maternal 2
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Este plano é para crianças maiores da faixa etária crianças pequenas de 4 e 5 anos e Alfabetização.
Excluiramei suas ideias
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirParabéns, conteúdo muito bem abordado e lúdico.
ResponderExcluirAs atividades são maravilhosas. Meus alunos vão adorar!😇
Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
ExcluirParabéns pelo capricho. Retornei este ano à Ed. Infantil e estou reaprendendo. Obrigada.
ResponderExcluirObrigadaaaaa!!! Muito feliz com seu feedback positivo! Valeu demais!!!
ExcluirMuito boas essas atividades!!!! Obrigada por compartilhar, irá me ajudar bastante com meus alunos de 2º ano que não estão alfabetizados!
ExcluirMARAVILHOSO PLANEJAMENTO
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirQue fofura seu material! Parabéns! Estarei sempre de olho no seu planejamento. 2024 juntas. 💯
ResponderExcluirObrigada!!! Valeu demais sua interação!!!! Volte sempre!!!
Excluir