💚Educação infantil💚
Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Faixa etária: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)
Tempo estimado: 4 aulas
💜Alfabetização💜
Matemática/1ºano/Geometria/Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Objeto de conhecimento
Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
💚💜Objetivos específicos
Veja mais Atividades com as formas Geométricas
Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo do dominó, cartolina para os recortes das formas geométricas.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
Faixa etária: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)
Tempo estimado: 4 aulas
💜Alfabetização💜
Matemática/1ºano/Geometria/Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Objeto de conhecimento
Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
💚💜Objetivos específicos
Identificar as formas geométricas, classificando-as em circulo, triângulo, retângulo, quadrado.
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia.
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia.
Atividade 1
Recital com as formas geométricas
Para iniciar o assunto, apresente os versos de forma alegre e espontânea. Pode ler cantando, recitando, rindo, chorando. O importante e chamar atenção dos alunos. Proponha ao alunos que também façam a mesma coisa. Para os alunos que não sabem ler, passe oralmente com eles até decorarem. Cada aluno pode escolher a forma que irá recitar o verso. Em seguida faça uma apresentação de quatro em quatro até que toda turma aprese
Atividade 2
Caça as formas geométricas
Proponha aos alunos que olhem envolta e façam comparações entre os objetos do dia a dia com as formas geométricas. Se atividade for feita na escola faça um tour pelas dependências da escola. Se for em casa, peça aos alunos que façam a mesma coisa com ajuda de um familiar. Peça aos alunos que identifiquem formas vistas, fazendo comparações com as formas estudadas. A voltarem a sala aplique as atividades abaixo.
Atividade 3
Contornando as formas geométricas
Nesta atividade poderá usar massinha ou barbante para contornar as formas. É uma atividade bem interessante que pode ser aplicada de forma alternativa e coletiva quando feita no papel pardo e cartolina. Traçar as formas em tamanhos gigantes para que a turma possa compartilhar a atividade, mesmo que seja feita individual por cada aluno em horários diferentes, guardando assim, o distanciamento social.
Atividade 4
Construindo com as formas geométricas
Forma alternativa de aplicar esta atividade. Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens.
Atividade 5
Dominó das formas geométricas
O Jogo é uma importante ferramenta para aquisição de conhecimento e desempenho escolar do aluno, além de ser uma atividade prazerosa. O dominó das formas geométricas possibilita a criança a fazer associações e ao mesmo tempo diferenciar as formas geométricas umas das outras.
Veja mais Atividades com as formas Geométricas
Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo do dominó, cartolina para os recortes das formas geométricas.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
Amei !!!!material maravilhoso!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Valeu!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAjudou muito o seu trabalho
ResponderExcluirObrigada!!! Valeu seu comentário!!!
ExcluirMaravilhoso seu material, obrigada por compartilhar! Deus abençoe !
ResponderExcluirObrigada, muito animada com seu feedback!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirAmei teu material, parabéns ficou lindo 🥰🤩
ResponderExcluirObrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirMuito lindo parabéns.
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluirQue atividades maravilhosas adorei 👏🏻😍
ResponderExcluirObrigadaaa!!! Valeu demais seu comentário!!!
ExcluirMuito obrigado! Me ajudou muito com a minha turminha essa atividades que simbolizam sua bondade! obrigada!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Amei seu comentário!!!
ExcluirAmei esse plano de aula. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
Excluir