💜Educação Infantil
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Campos de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
O eu, o outro e o nós
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
💚Alfabetização
Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental
Unidades temáticas
Identidades e alteridades
Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós
Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental
Práticas de Linguagem
Escrita
Habilidades da BNCC para Língua Portuguesa
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita.
Objeto de conhecimento
Correspondência fonema-grafema
Objetivos específicos desta aula
Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar suas preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Orientações para aplicar o plano
Contextualizar o tema a ser trabalhado é bem importante! Discutir com as crianças sobre comemorações de datas importantes como dia das mães, dia dos pais, dia do amigo entre outras é sinalizar a importância das pessoas em nossas vidas. O ser humano foi criado para viver junto e em comunhão. E, é nessa vivência que aprendemos e nos desenvolvemos. Para uma convivência harmoniosa faz parte aprendemos alguns valores: o respeito, a amizade, a honestidade, a gratidão, etc.
Orientações de como trabalhar O Dia dos Pais para as crianças que perderam seus pais:
Converse com as crianças perguntando sobre seus pais. Como é o pai de cada uma? O professor conhece sua turma e sabe quais da turma, não têm seus pais presentes, por várias razões, principalmente por falecimento. Trabalhe com a turma os vários jeitos de ser pai. A pessoa que cuida da criança faz o papel de pai na vida dela. Converse com as crianças o significado de ser pai. Pai é cuidado, é amizade, é também corrigir quando precisa.
A história escolhida para leitura é A força do exemplo em vídeo . Servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar. Após a leitura, converse com turma sobre as atitudes do pai de Diego. Porque Diego teve orgulho de seu pai? Peça aos alunos para nomearem aquela atitude positiva. Por exemplo: O pai de Diego foi honesto. O que significa ser honesto? Quando somos honestos com as pessoas, deixamos de prejudica-las. Essas atitudes devem ser observadas e incentivadas nos pequenos para termos uma sociedade mais justa.
Adquira o livro A Força do Exemplo
Atividade 1
A partir da história A Força do Exemplo lida, o professor poderá criar com as crianças uma lista de atitudes ou palavras para qualificar os pais. Para aplicar esta atividade de forma alternativa. O professor poderá escrever as qualidades em fichas e ler em voz alta enquanto pergunta aos alunos sobre as qualidades que representam seus pais. O professor irá registrar na lousa o que o aluno falou ao lado do nome de seu pai. Quando todos terminarem de apontar as qualidades de seus pais, poderão fazer a comparação com todos os pais, percebendo que as pessoas são diferentes em muitos aspectos.
Atividade 2
Desenho do pai
Para os alunos da alfabetização estimule para que escrevam sobre a seu pai baseado no ABC do Paizão. Estimulando sempre pensar nas diferenças que existem entre as pessoas. E que cada Pai é diferente em sua aparência física, no jeito se ser, e de agir.
Atividade 3
Repórter por um dia
Atividade para estimular a escrita alfabética para alfabetização e também a escrita espontânea para educação infantil. Antes de aplicar esta atividade discuta com as crianças sobre o que é ser um repórter e o que é entrevista. O importante é contextualizar as funções de um repórter e para que serve a entrevista. Na outra semana cada aluno irá compartilhar suas descobertas nas entrevistas com os pais.
Carta para o papai
Enfeite o envelope com desenhos e pinturas. Escreva o seu nome, o nome do papai. Recorte as plaquinhas e coloque no envelope demonstrando seu amor por seu Paizão. Esta atividade pode ser dada pelo aluno como lembrancinha.
Atividade 5
Filme do papai e eu
Uma atividade super divertida para trabalhar com a faixa etária da alfabetização e da educação infantil. Essa atividade valoriza a amizade, o companheirismo, a apreciação do tempo junto com os familiares tão importante na vida da criança.
Folhas de atividades, lápis de cor e folha.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Excelente didática, pois a educação infantil é a base de nossa sociedade!
ResponderExcluirObrigada!!! Seu feedback é muito importante!!! Muito bom ter você aqui!
Excluirmuito bom
ExcluirParabéns, sucesso!
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Volte sempre!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!
ExcluirEstou maravilhada com o seu trabalho,me sinto muito grata por suas sugestões
ResponderExcluirSeu trabalho é de uma qualidade excelente.
Gratidão por divulga li.
Muito obrigada por deixar seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre! Abraços!!!
ExcluirParabéns professora! Suas ideias são incríveis. Que Deus continue abençoando sua vida sempre
ExcluirAmei as sugestões de atividades.
ResponderExcluirObrigada, seu retorno é muito importante! Volte sempre!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!
ExcluirAmei!
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Volte sempre!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!
ExcluirSeus planos de aulas, são muito rico.Obrigada por compartilhar. Miriam.
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu comentário! Abraços!!!!
ExcluirMuito boa as sugestões de atividades. Vou tentar adaptar na educação infantil.
ResponderExcluir