terça-feira, 12 de outubro de 2021

Atividades e Plano de aula trabalhando Poema Dia Nacional da Poesia Alfabetização BNCC


👉Dia nacional da poesia é comemorado no dia 31 de outubro em homenagem à Carlos Drummond de Andrade. Para esta proposta o professor pode usar vários poemas. Veja alguns👉 Poemas famosos aqui!

Língua Portuguesa/ 1º ano

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

Habilidades da BNCC
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objeto de conhecimento:
Formas de composição de textos poéticos
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos
Ler de forma compartilhada poemas.
Identificar a estrutura de um poema. 
Reconhecer rimas, sonoridade e jogo de palavras na composição de um poema.  
Escrever frases e palavras que rimam. 
Interpretar poemas de forma oral e escrita.
Atividade inicial 
Para iniciar a aula, leia o poema para a turma. É importante que os alunos percebam a entonação, o ritmo e as rimas (musicalidade) que aparecem no poema. Converse com a turma sobre a estrutura de um poema. O poema é composto de linhas e cada linha de um poema é chamado de verso. E, em muitos poemas são compostos de rimas que são palavras que têm sons finais parecidos, como no poema abaixo: bola e rola, pé e fé. O professor pode propor às crianças que coloquem  música no poema. Esta leitura vai ficar bem interessante. 
Atividade 1
Exploração e interpretação do poema 
Depois da leitura e discussão sobre o poema, escreva os nomes das brincadeiras citadas no poema. Explore o poema com as crianças perguntando sobre as brincadeiras que aparecem no poema. Assim, como em qualquer proposta de leitura de poemas precisa ter a exploração e interpretação deste texto para que as crianças se apropriem e entendam a finalidade deste gênero textual. O poema é uma forma de expressar sentimentos, emoções, usando palavras e pode ser organizado em versos, estrofes ou prosa.  

Atividade 2 
Trabalhando o poema 
A interpretação de um poema pode ser feita de forma oral ou escrita, vai depender da proposta. Trabalhar as palavras e seus significados dentro do poema será muito muito importante para a turma. A palavra "roda" tem significados diferentes dependendo do contexto em que for usada. Dentro do poema significa uma brincadeira. Mas se for usada em outro contexto: A roda do carro caiu, por exemplo, terá um novo sentido. 

Atividade 3 
Trabalhando rimas
Trabalhar com rimas na alfabetização é de grande ajuda para que as crianças percebem as semelhanças e diferenças entre os sons das palavras. Os poemas transmitem a beleza da sonoridade e a musicalidade a leitura.   Este gênero desperta interesse pela leitura, aumenta a consciência ortografia e a percepção de fonemas.


Atividade 4
Produção de frases com palavras que rimam
Nesta atividade o aluno irá perceber as semelhanças dos sons das sílabas finais das palavras. Os alunos serão estimulados a inventarem frases com palavras que rimam.  

Atividade 5 
Brincando com as palavras
Proponha para a turma a ideia de escrever um poema com rimas. Escolha um tema para que fique mais fácil para desenvolver. Os alunos podem sugerir temas que podem ser escolhidos por votação.  Este poema pode ser escrito de forma individual ou coletiva com ajuda do professor. Os alunos vão brincar com as palavras sem muitas cobranças de certo ou errado. A finalidade é soltar a imaginação e estimular a produção escrita.   

Materiais:
Folhas contendo as atividades. Poema: Brincadeiras de Criança de Cláudia Corrêa 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta

5 comentários: