Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra W e seu som
Objetivos da aula
Reconhecer o som da letra W nas palavras apresentadas.
Identificar a letra W nas palavras apresentadas.
Grafar a letra W em atividades de escrita.
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra W e seu som
Objetivos da aula
Reconhecer o som da letra W nas palavras apresentadas.
Identificar a letra W nas palavras apresentadas.
Grafar a letra W em atividades de escrita.
Apresentando a letra w
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que têm o som da letra W. A letra W tem dois sons diferentes, ela pode ter o som da vogal U ou o som da consoante V. Isso porque ela é uma letra estrangeira que foi incorporada ao nosso alfabeto. As palavras de origem alemã como (WAGNER) tem o som de V e as palavras de origem inglesa tem o som de U como (WEB). Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra W. Exemplo nomes de pessoas que começam com letra W. Marcas que tenham palavras com a letra ,W sempre fazendo a distinção dos sons do U e do V. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!
Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
Atividade 1
Apresente a letra W a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra W inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra W e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra W inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra W inicial de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
Atividade 5
Atividade 7
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do unicórnio. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.
Materiais:
Folhas contendo as atividades.
Avaliação:
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta
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