sábado, 5 de fevereiro de 2022

Plano com história para volta ás aulas respeito ao meio ambiente


Tema da aula: 

Consciência ecológica e a importância da escola 

Faixa etária: 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Campos de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O eu, o outro e o nós

Objetivos específicos
Ouvir atentamente a história contada.
Refletir sobre as atitudes que prejudicam a vida dos animais. 
Refletir sobre os valores como: empatia, respeito, solidariedade.
Reconhecer a importância da escola e família  para aprender a conviver em harmonia com a natureza. 

Uma linda história de conscientização da importância  de respeitar a natureza. Discute, também, a relevância do papel da escola e da família para a formação da consciência  ecológica. 

Atividade inicial 

Leia a história para a turma e depois faça a exploração da história junto com os alunos. Faça algumas perguntas como: Por que o pássaro estava preso em uma gaiola? Como era a vida do passarinho? Pedrinho descobriu o motivo que colocou o passarinho na gaiola? O passarinho cometeu algum crime para que estivesse preso? É certo manter pássaros presos em gaiolas? Pedrinho quis ajudar o passarinho?  Que forma de ajuda pediu o passarinho? 


👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

A história em vídeo: Um pássaro que queria voar 👇👇👇👇



Etapa 1

1- Atividade da empatia 

Depois da reflexão sobre a história, proponha a seguinte atividade: Imagine que você fosse o passarinho da história e estivesse em uma gaiola, como seria sua vida? Você seria alegre ou triste? Porque?  Se um amigo precisasse da sua ajuda você o ajudaria? Converse com a turma sobre bondade, empatia, solidariedade, respeito, e outros valores relacionados à história. 



2- Atividade da empatia 
Nesta atividade as crianças irão refletir sobre suas ações dentro dos vários espaços que ela normalmente está inserida: em sua casa, na escola, na sua comunidade, refletido sobre o seu comportamento e os efeitos deles nas pessoas a sua volta.



3- Atividade da empatia
A solidariedade é uma forma muito especial de se colocar no lugar do outro. Existem várias formas de ajudar. Discuta com a turma sobre estas formas e como cada um da turma pode ser solidário com o próximo.    


Etapa 2

1- Atividade Cuidados com os animais 
A história traz uma reflexão sobre um passarinho triste porque estava preso em uma gaiola. A escola tem a responsabilidade trazer esses temas para reflexão na sala de aula. O cuidado com os animais, evitando assim maus tratos em que muitos animais são submetidos, a preservação do meio ambiente, entre outros.  



2- Atividade Cuidados com os animais 
Nesta atividade a turma vai aprender que os animais tem o seus habitats e que devemos respeitar. O cãozinho fica com os seres humanos em casas, o peixe no lago, a borboleta voando entre as flores e os pássaros ficam voando entre as árvores livres para reproduzirem e crescerem.   





Etapa 3

Atividade 1 A escola em nossa vida
O objetivo desta atividade é fazer uma reflexão sobre o espaço físico da escola, observando seus vários espaços. Se a turma for nova na escola faça um tour pela escola mostrando as suas dependências e explicando como se usa aquele espaço. É importante que a turma se familiarize com as dependências da escola. 


Atividade 2 A escola em nossa vida
Nesta atividade as crianças  deverão desenhar ou escrever sobre a escola. Peça as crianças que pensem nos detalhes sobre a estrutura da escola.  


Atividade 3 A escola em nossa vida
O passarinho da história falou para Pedrinho que se ele quisesse ajudá-lo teria que ir à escola e aprender a lição sobre a defesa da natureza. Converse com as crianças sobre os ensinamentos que aprendemos com a nossa família e com escola. Nesta hora volte a história e comente a fala do passarinho que acreditava que a escola é lugar onde aprendemos a respeitar a natureza. Proponha aos alunos que usem os crachás e sejam multiplicadores da ideia de que os pássaros devem ser livres.  



Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
História: Um pássaro que queria voar, folhas de atividades. 

Fonte de consulta 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário