terça-feira, 19 de julho de 2022

Dia do Amigo Plano de Aula e Atividades Educação Infantil e Alfabetização Alinhado à BNCC


💙Educação Infantil 

Campos de Experiências 
O eu, o outro e o nós 
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações 

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

💛Alfabetização

LÍNGUA PORTUGUESA 

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Apreciação estética/Estilo
Leitura colaborativa e autônoma 
Escrita (compartilhada e autônoma)
Construção do sistema alfabético e da ortografia 

HABILIDADES DA  BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. 

ENSINO RELIGIOSO

UNIDADES TEMÁTICAS  
Identidades e alteridades

OBJETOS DE CONHECIMENTO
O eu, o outro e o nós

HABILIDADES DA BNCC
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós. (

Objetivos epecíficos 
Reconhcer a importância do respeito, cooperação, empatia e amizade. 
Confeccionar materiais para presentear os amigos. 
Escrever palavras e frases de forma espontânea a partir de imagens. 
Construir um livro com textos e/ou ilustrações a partir da história contada. 

Primeira etapa 

Atividde 1 
Leitura coletiva da história "Os quatro amigos e os bonecos de nuvens" ( Autora Cláudia Corrêa) O professor lerá a história para os alunos que ainda não sabem ler. Ao final da leitura fará uma interpretação oral sobre a leitura colhendo informações para a próxima etapa. Os quatro amigos gostavam das mesmas coisas? Qual gosto os quatro amigos tinham em comum? Qual foi aventura que uniram os quatro amigos? Você já olhou as nuvens e imaginou alguma figura? 

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

👀Veja essa história em vídeo clicando na imagem👇

Atividade 2
Confecção de um livro coletivo
Para reforçar os laços de amizades entre os colegas de turma. Nesta parte do plano o professor pode sugerir que os alunos usem as imagens ou desenhem seus próprios bonecos de nuvens. Pode, ainda, deixar livre para que eles criem seus próprios personagens. Essa história poderá ser escrita ou desenhada em folhas e no final montar um livro. Exemplo de livro para montar abaixo. 



Exemplo de capa do livro 



Capa do livro 

Páginas do livro





Segunda etapa
Confecção da caixa   
Antes de começar a segunda etapa, o professor confeccionará uma caixa bem grande para que todas as atividades destinadas para presentear os colegas sejam colocadas dentro da caixa durante a semana.  No decorrer da semana a caixa ficará na sala e no final da semana será aberta para que todos recebem seus recados e lembrancinhas que foram confeccionadas pelos colegas. Será um momento de puro deleite. 


Atividade 1 
Cartinha para um amigo 
Esta atividade poderá ser realizada como num amigo oculto. Serão sorteados na sala de aula os nomes dos colegas e aquele que o aluno tirar receberá a carta. Antes de desenhar o amigo, o professor deve pedir que o colega observe o seu amigo para desenhar suas características e logo em seguida escrever seu nome.  


Atividade 2
Móbile da amizade 
Essa atividade é bem interessante e poderá ser feita em dupla ou individual. Cada aluno poderá fazer um desenho de si e do seu colega que tirou no sorteio, além de corações para colocar no móbile. Como fazer: recortar os desenhos e colar em linhas ou barbantes intercalando as figuras. 





Atividade 3 
Momentos com os amigos
Nesta atividade os alunos irão desenhar seus melhores momentos com os colegas. O rolo de câmera pode ser reproduzido no papel pardo ou cartolina para fazer um desenho coletivo.  

Atividade 4 
O correio da amizade 
Nesta atividades os alunos vão escrever recadinhos ou desenhar. Poderá juntar os cardes dos florks ao seus recadinhos. Para a alfabetização incentive a escrita de palavras e frases. 





Materiais:
História: Os quatro amigos e os bonecos de nuvens, folhas de atividades, lápis de cor e folhas para confeccionar o livro. Para fazer o móbile: tesoura, barbante, lápis de cor e durez. 


Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

10 comentários:

  1. Obrigada pelo material muito bom 😘

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia! Que trabalho espetacular! 💗 Deus continue te capacitando e abençoando para que possa continuar com esse brilho, dedicação e amor pela educação.... Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO BELISSIMO TRABALHO

    ResponderExcluir
  4. Seu trabalho é espetacular esse seu plano e impecável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir